Ferrovia – Empresa percorre traçado de ferrovia em Novo Progresso-Estudos da ferrovia Sinop-Pará ficam prontos até segunda

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Homens da empresa responsável pela logística da ferrovia , passaram pela região no inicio deste mês de Julho para localizar e georreferenciar o traçado da projetada ferrovia .

Neste caso eles estiveram na Fazenda Piran marcando e pontuando o local que vai passar o trilho. Em local que vai ficar distante mais de 10Km da rodovia Br-163.

Nos relatos, obtidos pelo Blog , consta que “ grupo chinês “  com parceria do governo Brasileiro vai construir.

O objetivo da ferrovia e para viabilizar custo frete do transporte de grãos que atualmente o grão é transportado, em sua grande maioria, por carretas com mais de 40 toneladas com destino aos portos de Santos e Paranaguá, percorrendo distâncias superiores a 1.500km” região norte do Mato Grosso para o Porto no Pará.

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O traçado ferroviário insere-se em uma região preponderantemente de agropecuária, destacando que no projeto não encontrei uma logística para o município de Novo Progresso e região, objetivo deles e para o transporte de outras regiões.

Os estudos da ferrovia já estão em andamento entre o governo brasileiro e chinês.

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Por blog do Adecio Piran

Estudos da ferrovia Sinop-Pará ficam prontos até segunda

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Os estudos da ferrovia ligando Sinop ao Mirirituba (PA) devem ser entregues para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até a próxima segunda-feira. É o fim do prazo apontado pelo governo federal, que já havia sido prorrogado anteriormente, para mais tempo às empresas fazerem os últimos ajustes. Isso porque há intenção também de incluir uma ligação entre Lucas e Sinop, totalizando 1.140 quilômetros com estimativa de R$ 10 bilhões em investimentos e o leilão pode ocorrer ainda este ano.

O governo ainda não divulgou detalhes do projeto, mas a intenção é melhorar o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso pela hidrovia do Tapajós. A produção estimada para este ano pela Companhia Nacional de Abastecimento passa de 49 milhões de toneladas de grãos. Por isso, entidades do agronegócio, como a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), têm defendido a construção de ferrovia para escoar parte da produção de soja, milho, algodão, carne e madeira do Médio Norte. A especulação é que o potencial de escoamento atingiria 30 milhões de toneladas até 2020.

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Conforme Só Notícias já informou, a agilização é orientação do Ministério dos Transportes. Membros da Comissão de Seleção dos Estudos para Concessão de Ferrovias tem se reunido constantemente. No lançamento do edital para seleção da empresa que faria o levantamento necessário, houve 16 propostas.

Fonte: Só Notícias/Weverton Correa (foto: assessoria)

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