Governo cancela 4,1 milhões de Bolsa Família e BPC irregulares
Foto: Reprodução | O crescimento acelerado das despesas com o BPC é um dos principais desafios da equipe econômica para fechar as contas do Orçamento de 2025.
O governo federal intensificou a fiscalização dos programas sociais e já cancelou 4,1 milhões de pagamentos irregulares do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre 2023 e 2024.
O número foi divulgado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, durante o lançamento do Plano de Ação 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único.
– Queremos ser bastante rigorosos, como manda a lei, com o dinheiro público, cada centavo tem que ser tratado com bastante eficiência – afirmou Dias. – Esse volume de dinheiro tem que chegar a quem realmente tem o direito. Quem não tem o direito também temos que aplicar a regra da lei.
O crescimento acelerado das despesas com o BPC é um dos principais desafios da equipe econômica para fechar as contas do Orçamento de 2025.
O ministro ressaltou que os cancelamentos fazem parte do esforço de combate a fraudes. Ele afirmou que o corte de mais de R$ 7 bilhões no Bolsa Família em 2025 não representa a retirada de nenhum direito, mas sim a eliminação de pagamentos indevidos.
Plano de Ação 2025: mais fiscalização
- Para reforçar o controle sobre os benefícios sociais, o governo lançou nesta terça-feira o Plano de Ação 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único. O plano tem três eixos principais:
- Qualificação dos dados do Cadastro Único e do Bolsa Família, garantindo maior precisão nas informações dos beneficiários;
- Reforço na fiscalização, tanto dos beneficiários quanto dos gestores do programa;
- Prevenção e combate a fraudes, assegurando que os auxílios sejam concedidos apenas a quem tem direito.
- Como parte desse esforço, foi criado um grupo de monitoramento focado na identificação de inscrições fraudulentas de CPFs, além de combater a disseminação de fake news sobre os programas sociais. Medidas de segurança digital também estão sendo adotadas para prevenir ataques hackers e golpes que possam prejudicar os beneficiários.
- O plano de ação também vai contar com a colaboração da Polícia Federal, para a formação de um grupo que fará o acompanhamento de denúncias envolvendo fraudes nos benefícios.
- Criada em junho de 2023, a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único busca aprimorar a gestão dos programas sociais, garantindo mais transparência e eficiência.
Fonte: Texto de: Bruna Lessa (AG) e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 19/03/2025/09:38:10
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com