Governo inaugura em Marabá o segundo hospital de campanha do Estado

image_pdfimage_print

(Foto:Divulgação) – A unidade temporária poderá receber pacientes transferidos de UPAS ou pronto-socorros municipais

O segundo hospital de campanha instalado no Pará para atender pacientes diagnosticados com covid-19 foi entregue nesta terça-feira (14), pelo Governo do Estado. Instalado no Carajás Centro de Convenções e Eventos, em Marabá, no sudeste paraense, o hospital temporário conta com 120 leitos distribuídos em uma área de quatro mil metros quadrados. O governador Helder Barbalho participou do ato de entrega por videoconferência.

hospital3O governador Helder Barbalho, no telão, participou da entrega do Hospital de Campanha, na presença do secretário regional de governo, João Chamon (Divulgação)

Em isolamento após ter sido diagnosticado com o novo coronavírus, o governador afirmou que o novo hospital irá reforçar o atendimento na região, desafogando os hospitais regionais de Marabá e Redenção, assim como as unidades municipais de saúde. “O objetivo é garantir que a população que esteja com os sintomas possa ter o atendimento adequado com apoio do governo”, declarou.
Unidade de retaguarda

As regiões sul e sudeste do Pará possuem uma população estimada em 1,5 milhão de pessoas. Em coletiva, Helder Barbalho afirmou que o Hospital de Campanha de Marabá “não é uma unidade de pronto-atendimento”, mas de retaguarda – assim como os demais hospitais temporários – e que chega para desafogar o fluxo de pacientes nos hospitais de referência, para onde são encaminhados os casos mais graves. Em articulação com os sistemas de regulação municipais e estadual, a estrutura poderá receber pacientes transferidos de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) ou prontos-socorros municipais.

hospital4O Hospital de Campanha de Marabá é o segundo entregue no Pará. (Divulgação)

Ainda segundo o governo, o hospital entregue garante “um reforço para o sistema de saúde da região, com perfil de atendimento para pessoas que estejam com sintomas de problemas respiratórios, independentemente de estarem positivadas para covid-19 ou não”.

O Hospital de Campanha de Marabá é o segundo entregue no Pará. O primeiro está em Belém e entrou em funcionamento na semana passada. Ainda serão entregues as unidades temporárias de Santarém (no oeste) e do Marajó, no município de Breves, que estão em fase final de instalação, com previsão para começar a funcionar no final desta semana. Os quatro Hospitais de Campanha instalados no estado totalizam 720 leitos destinados exclusivamente a pacientes de covid-19.

Por:João Paulo Jussara

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: