Greve dos Bancos: bancários do Pará devem paralisar os serviços a partir desta sexta-feira (13)
Funcionários do Basa, do BB e da Caixa se reúnem em nova Assembleia nesta quinta-feira (Mariana Azevedo / O Liberal)
Sindicato da categoria convocou assembleia setorial extraordinária de três bancos, na noite desta quinta-feira, em Belém
Trabalhadores de instituições bancárias devem cruzar os braços em algumas agências do Pará a partir desta sexta-feira (13.09). Conforme informações divulgadas pelo Sindicato dos Bancários do Pará, em assembleia setoriais virtuais extraordinárias, ocorrida no último domingo (08.09) e segunda-feira (09.09), funcionários do Banco da Amazônia, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal votaram “sim” à greve, que pode começar a 00h desta sexta nessas instituições.
Nova Assembleia Setorial do Basa, do BB e da Caixa será realizada na noite desta quinta-feira (12.09). Durante essas assembleias, os trabalhadores devem discutir sobre as propostas apresentadas na mesa de negociação; avaliar e organizar o movimento de greve, e deliberar sobre a transformação da referida assembleia em assembleia permanente.
Vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Vera Paoloni explica que a categoria está avaliando as propostas apresentadas pelas instituições e os trabalhadores podem voltar atrás na decisão da greve. Porém, no caso do Banco da Amazônia e Caixa Econômica, na avaliação de Paoloni, a tendência é de que a paralisação seja mantida e as propostas rejeitadas.
Em relação ao Basa, por exemplo, os trabalhadores consideraram que não há uma proposta efetiva para o plano de cargos e salários. Na Caixa, uma das principais divergências envolve o índice de reajuste: os trabalhadores pediram que o aumento fosse com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais 5%, porém, a Instituição ofereceu INPC + 0,9%. “A caixa teve um lucro brutal, podia ter apresentado um reajuste diferenciado, como fez o Banpará, mas não fez”, disse a vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Pará.
Em nota divulgada ao jornal, a Caixa informou que a proposta referente às questões econômicas já foi aprovada em assembleias da categoria. Também afirmou que, nesta terça-feira (10), o banco retomou a negociação para debater assuntos específicos. Segundo a instituição financeira, o prazo do Acordo Coletivo de Trabalho anterior foi estendido até 17 de setembro.
Já no caso do Banco do Brasil, Vera Paoloni explica que existe a possibilidade da categoria aceitar a proposta da instituição.
“Depois da Assembleia, hoje à noite, é que a gente vai saber sobre a greve”.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/2024/14:38:10
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com