Instituições da cidade de Barcarena recebem o projeto “Brinquedoteca – A Arte de Brincar 2”

image_pdfimage_print

Estruturas compostas de obras literárias e brinquedos foram doadas para organizações públicas nos meses de novembro e dezembro – (Foto:Créditos/Divulgação: Tatiane Neves)

Com um material lúdico, colorido, divertido e rico em educação, o Projeto “Brinquedoteca – A Arte de Brincar 2” realizou, entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, a entrega de estruturas de brinquedoteca no Centro Comunitário Renascer com Cristo, Centro Comunitário Luz Divina, Projeto Manilkuara, Colônia de Pescadores Z-13 e Centro Comunitário de Vila Nova, em Barcarena, contemplando centenas de crianças. Esta é a segunda edição do Projeto, que já beneficiou mais de 7.200 crianças com doações de livros e brinquedos pelo Brasil.

As estruturas têm formato de cubo e cada brinquedoteca é composta de 30 exemplares de livros de literatura infantil, sendo cinco títulos em braile e 30 brinquedos educativos, que convidam as crianças a conhecerem novas histórias e a lidarem com seus mais variados sentimentos por meio de brincadeiras lúdicas que auxiliam no desenvolvimento social, pessoal e cultural das crianças, estimulando sua curiosidade e promovendo a evolução de sua autoconfiança, linguagem, pensamento e concentração.

“Brinquedoteca – A Arte de Brincar 2” realizou ainda oficinas com duração de duas horas para crianças de 0 a 12 anos nos mesmos locais, estimulando o aprendizado por meio da diversão.

Todas as atividades são viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura e realizadas pelo Ministério do Turismo, via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Sancell Produções e Eventos Ltda EPP, e em Barcarena contou com o patrocínio da Hidrovias do Brasil.

Para a Hidrovias do Brasil, o apoio ao projeto faz parte do Compromisso Sustentável da Companhia, que neste ano ampliou os investimentos sociais privados no Norte, beneficiando as comunidades do entorno das operações, inclusive em Barcarena.

“Viabilizar a entrega da brinquedoteca e a realização das oficinas tem o objetivo de incentivar a educação infantil e promover o desenvolvimento das crianças por meio da leitura e recreação, fundamentais para começarmos a transformação em direção a um futuro cada vez melhor. Voltado para as comunidades prioritárias de Itaituba, o projeto foi elaborado a partir do diálogo com lideranças, moradores e instituições, que definiram os temas importantes para a população que vive no entorno das operações da companhia”, ressaltou o Gerente de Sustentabilidade da Hidrovias do Brasil, Daniel Ramos.

O Projeto “Brinquedoteca – A Arte de Brincar 2” faz parte do Plano de Engajamento da Hidrovias do Brasil, que é voltado para as comunidades nos municípios de Barcarena e Itaituba. Com temas prioritários detectados a partir dos diagnósticos em cada região, os pilares de atuação social da Companhia focam em: Educação, Geração de Emprego e Renda e Desenvolvimento Local. Em 2022, a Hidrovias do Brasil iniciou a execução destas iniciativas cocriadas com as comunidades e em colaboração direta com os públicos beneficiados, contando com cerca de cem mil pessoas beneficiadas nas regiões onde a Companhia opera: Itaituba e Barcarena (PA), Santos (SP) e Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Esse modelo de atuação contribui para o Desenvolvimento Local e Humano no entorno de nossas operações, e faz parte das nossas metas de Compromisso Sustentável, que tem como objetivo gerar impacto positivo e transformação integral das comunidades.

Instituições que receberam as estruturas e oficinas:

Barcarena – Centro Comunitário Renascer com Cristo, Centro Comunitário Luz Divina, Projeto Manilkuara, Colônia de Pescadores Z-13 e Centro Comunitário de Vila Nova

Sobre a Hidrovias do Brasil 

A Hidrovias do Brasil é uma empresa de logística integrada com foco no transporte hidroviário na América do Sul e atua em quatro frentes logísticas diferentes. No Norte (Itaituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos originados principalmente no Mato Grosso e no Pará e destinados para exportação, a Companhia é líder na região, com capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano. Na Cabotagem, é realizado o transporte de minérios, principalmente bauxita, também originados no Pará e destinados para exportação. Já no Sul, a empresa opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano de cargas diversas, como grãos originados no Paraguai e destinados para exportação, minério de ferro originados em Corumbá e destinados para abastecer a indústria Argentina e exportação, além de fertilizantes, celulose, entre outras. A Companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 3,5 milhões de toneladas por ano.

A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO no Brasil, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Mais informações: www.hbsa.com.br

Alinhada às metas do Compromisso Sustentável, a empresa de soluções logísticas adotou um novo modelo de atuação para gerar impactos sociais positivos no entorno das operações e implantou uma forma de atuação, que contribui efetivamente para o Desenvolvimento Local e Humano.

Com o apoio na execução das iniciativas cocriadas com as comunidades e em colaboração direta com os públicos beneficiados, a companhia já beneficiou neste ano cerca de 100 mil pessoas, em três países: Brasil, Paraguai e Uruguai.

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Fonte:Vira Comunicação

Por:Jornal Folha do Progresso em 06/12/2022/10:07:10

Créditos/Divulgação: Tatiane Neves
Créditos/Divulgação: Tatiane Neves

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: