Integrantes da Operação Guardiões do Bioma da Base de Operações de Novo Progresso visitam Terra Indígena Baú

image_pdfimage_print

Convite foi realizado pelo líder da aldeia em agradecimento pela atuação contra o garimpo ilegal na região (Foto:Divulgação Gov BR)

Nesta segunda-feira (19), integrantes dos órgãos envolvidos na Operação Guardiões do Bioma visitaram a Aldeia Baú. Os representantes da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Seopi/MJSP) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) na Base de Operações de Novo Progresso (PA) foram convidados pelo Cacique Bepdjo Mekragnotire, líder da aldeia.

Leia também:

Carta anônima ameaça dirigentes da ONG Kabú em Novo Progresso

*A Associação indígena Mantinó (AIM) divulga nota sobre as ameaças sofrida pelos dirigentes do Instituto Kabu

A equipe com 14 servidores, incluindo membros da Polícia Federal (PF), Força Nacional de Segurança Pública, ICMBio e Censipam, foi recebida na Oca dos Guerreiros por toda a comunidade indígena. O convite veio em agradecimento à retirada de garimpeiros de dentro da Terra Indígena Baú, ação realizada pela PF e apoiada pela Operação Guardiões do Bioma – Eixo Desmatamento. A Força Aérea Brasileira também contribuiu nessa missão, que ocorreu no final de agosto. A ação conjunta retirou mais de 50 pessoas do Garimpo Pista Nova.

Nas palavras do Cacique Bepdjo Mekragnotire e a Cacica Panh ô Kayapo, fica clara a importância da ação e da visita. Eles afirmaram nunca terem recebido autoridades federais em suas terras. Na oportunidade, foi destacada a importância da aproximação entre o povo indígena e as instituições que atuam em defesa dos biomas e no combate aos crimes ambientai, além de ter sido reafirmado o compromisso de indígenas e órgãos federais continuarem trabalhando, em conjunto, para a preservação da Floresta Amazônica e do Bioma Nacional.

Por:Jornal Folha do Progresso em 25/09/2022/07:05:53 com informações ASCOM GOV BR

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: