Maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, banhado pelo Atlântico e pelo rio Amazonas, o Marajó é considerado um paraíso

image_pdfimage_print

Amazônico. São 50 mil quilômetros quadrados de extensão – mais que muitos países da Europa e o equivalente aos estados de Alagoas e Sergipe.
Das 12 cidades da ilha, Soure e Salvaterra têm a melhor estrutura turística e acesso mais fácil a partir da capital.Durante o dia, a pedida são as variadas opções de praias.
Em Salvaterra, o turista pode escolher entre a popular Praia Grande, com bares e restaurante em toda a sua extensão, ou a quieta Praia de Joanes. Já em Soure, os banhistas podem optar entre a exótica Praia da Barra Vermelha, a deserta Praia do Araruna ou a Praia do Pesqueiro, com águas mais claras graças a maior influência do oceano Atlântico. À noite, a dica é dar um passeio pelas cidades, que no verão sempre guardam intensa programação cultural.
Salvaterra, é possível aproveitar a boa rede hoteleira, restaurantes e pacotes turísticos que garantem aventura e experiências únicas, como o passeio no lombo de búfalo – animal que, aliás,  soma na ilha o mais vasto rebanho do país. No Marajó, os búfalos são vistos tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas. Os animais são a base da alimentação e gastronomia local, fontes de carne e queijo usados nos pratos populares e mais sofisticados.
Também é possível conhecer o legado artístico e cultural deixado pela civilização  marajoara, que habitou a ilha há três mil anos. Aproveite para conhecer réplicas de cerâmicas e assistir a danças tradicionais.
JOANES
Na praia de Joanes, escolha é entre o sossego de suas areias ou a descoberta da história local. Há vilas históricas, como a de Joanes, importante centro de trabalho dos missionários jesuítas, construída no século XVII. No total, são dois quilômetros de extensão paradisíaca, com restaurantes rústicos e hospedagens simples. A praia está localizada a cerca de 15 quilômetros da cidade de Salvaterra, por isso se recomenda alugar uma moto ou ir de bicicleta.
PESQUEIRO
A praia do Pesqueiro é um dos grandes polos turísticos do município de Soure. O acesso é feito por carros particulares – mototáxis, táxis e vans – e leva cerca de 20 minutos. Possui barraquinhas com serviços de bar e restaurante e uma culinária cuja especialidade são os peixes regionais e o caranguejo toc-toc. Com a maré baixa formam-se pequenas lagoas ao longo da praia, dando água rasa e morna para os pequenos. No último fim de semana de julho, é realizado o concurso da Garota Verão de Soure.

Fonte>(Diário do Pará)

Publicado por Folha do Progresso fone para contato: Fones (93) 3528-1839 / Cel. TIM: (93)81171217 / (93) 84046835 (Claro) e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: