Militares do Pará vão compor o 18º Contingente de operação na fronteira do Brasil com a Venezuela

image_pdfimage_print

Serão 137 militares do CMN, que engloba as Organizações Militares do Pará, Amapá e Maranhão, e um pouco mais de 220 do Comando Militar do Oeste (CMO).

A partir desse mês, o Comando Militar do Norte (CMN) vai enviar militares para compor 18º Contingente da Força Tarefa Logística Humanitária – Operação Acolhida, atuante nos municípios de Boa Vista e Paracaima, em Roraima, estado que faz fronteira com a Venezuela. Serão 137 militares do CMN, que engloba as Organizações Militares do Pará, Amapá e Maranhão, e um pouco mais de 220 do Comando Militar do Oeste (CMO).Como principal missão, homens e mulheres do Exército terão que cooperar com os governos federal e dos estados de Roraima e Amazonas nas ações de assistência emergencial, visando o ordenamento da fronteira, acolhimento e interiorização de pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório oriundo da República Bolivariana da Venezuela.

Durante a última semana de janeiro, os militares passaram pelo período preparatório, onde receberam instruções teóricas e práticas que fazem parte do cronograma de atividades que são desenvolvidas na fronteira. Além disso, também foram feitas a eles recomendações quanto à higiene, condições sanitárias, prevenção às DST e medidas profiláticas. Com a contribuição do Centro de Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), também foi realizado treinamento quanto às situações rotineiras da Operação Acolhida e as formas de gerenciar riscos e prevenir incêndios.De acordo com o Coronel José Giron Sobrinho Neto, Comandante do 18° Contingente, será uma tarefa complexa. “Nós vamos trabalhar juntos com as agências e fazer todo o protocolo de acordo com o fluxo migratório brasileiro. Oferecemos aos migrantes toda a documentação necessária para permanecer no Brasil. Também oferecemos as proteções quanto as vacinas de acordo com as exigências sanitárias. A partir daí apoiamos também na capacitação dos migrantes, para que eles possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho”, destacou o comandante.A Operação Acolhida foi desencadeada pelo Ministério da Defesa, em março de 2018, e funciona por meio do incessante trabalho dos militares. Ela consiste em uma realocação voluntária, segura, ordenada e gratuita dos cidadãos que adentram ao Brasil pela fronteira com a Venezuela e encontram-se em situação de vulnerabilidade. O 18º Contingente segue pra Boa Vista em três etapas a partir do dia 24 de fevereiro de 2024.

Fonte: O Liberal    e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/02/2024/10:20:16

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: