Ministério da Saúde encerra coleta de informações sobre variantes da Covid-19 em municípios do oeste do Pará

image_pdfimage_print

Os técnicos avaliam uma lista de pacientes identificados com a variante presente na região — Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará
Equipe teve como base presencial Óbidos, Santarém e Monte Alegre, que já registraram casos da variante. Prontuários médicos foram analisados.

A equipe do Ministério da Saúde que investiga as variantes da Covid-19 em municípios do oeste do Pará encerrou nesta terça-feira (9) os trabalhos de campo. As análises ocorreram de forma presencial e também virtual.

As visitas técnicas consistiram na avaliação dos prontuários médicos que descrevem os sintomas, quadro clínico e o resultado de exames e testes realizados pelos pacientes.

Foram visitados pela equipe os municípios de Santarém, Óbidos e Monte Alegre, que tiveram os primeiros casos da variante confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), ainda em janeiro.

 

Visita técnica do Ministério da Saúde à Secretaria de Saúde de Óbidos — Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará
Visita técnica do Ministério da Saúde à Secretaria de Saúde de Óbidos — Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

Na jurisdição do 9º Centro Regional de Governo, enviaram documentos os municípios de Curuá, Juruti, Prainha e Rurópolis. Já no 10º Centro Regional de Saúde, Altamira, Brasil Novo, Uruará e Vitória do Xingu também tiveram prontuários analisados pela equipe, mas de forma remota.

“Os técnicos do EpiSUS,do Ministério da Saúde, atuam com base em uma lista de pacientes identificados com a variante. Com esse conteúdo eles analisam os prontuários e avaliam a evolução do quadro clínico”, explicou a coordenadora de Saúde da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, Talita Liberal.

Variante P.1

Classificação das principais variantes — Foto: Reprodução/Governo de Rondônia
Classificação das principais variantes — Foto: Reprodução/Governo de Rondônia

As mutações identificada são consideradas Variantes de Atenção (VOC) no Brasil. Na região, a pesquisa investigativa está voltada à variante P.1 pela proximidade e interligação socioeconômica da Região Oeste do Pará com o Amazonas, em especial, Manaus, que passou por colapso na saúde devido a crescente na quantidade casos.

Na região, especificamente em Santarém, a confirmação oficial da presença da nova variante da Covid-19 foi confirmada no dia 29 de janeiro após análise do Instituto Evandro Chagas (IEC), em amostras de dois pacientes que foram diagnosticados com o vírus.

Investigação do EpiSUS

Desde o dia 17 de fevereiro, uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), da Secretaria de Vigilância em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde está em uma missão exploratória para verificar as demandas no atendimento a pacientes de Covid-19 no Pará e investigar variantes do novo coronavírus.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

%d blogueiros gostam disto: