Ministério dos Povos Indígenas pede esclarecimentos sobre prisão de 9 indígenas em MS

image_pdfimage_print

Indígenas detidos alegam que a área aguarda a demarcação pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) (Foto:Reprodução / Funai).

Prisão ocorreu no sábado (8) após grupo invadir área onde será construído um condomínio de luxo

Nesta segunda-feira (10), o Ministério dos Povos Indígenas pediu esclarecimentos para a Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul sobre a prisão de nove indígenas da etnia Guarani e Kaiowá, no sábado (8). A informação é de que os indígenas invadiram uma terra onde será construído um condomínio de luxo em Dourados, município do Mato Grosso do Sul.

O Ministério dos Povos Indígenas também solicitou uma reunião entre as lideranças indígenas e a Secretaria de Segurança Pública.

De acordo com os indígenas, a citada área aguarda a demarcação pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e não poderia ser utilizada pela empreiteira milionária. Entre os envolvidos no caso está o ex-candidato ao governo do Estado, Magno de Souza (PCO-MS).

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a operação foi conduzida pela Tropa de Choque e pelo Batalhão da Polícia Militar (BOPM) e prendeu em flagrante os indígenas sob a acusação de associação criminosa, dano ao patrimônio privado e ameaça, além de lesão corporal e posse de arma.

Conforme o MPF, a área teria sido comprada pela empreiteira Corpal, no território chamado de tekoha Yvu Vera, ocupado pelos indígenas.

Em março, uma comitiva interministerial se reuniu com o governador Eduardo Riedel (PSB) para discutir possíveis soluções aos conflitos entre povos indígenas e fazendeiros do Mato Grosso do Sul.

Por:Jornal Folha do Progresso/Com informações do O Liberal.
em 11/04/2023/09:54:57

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: