Ministério Público pede investigação sobre ofensas racistas a Maju do “JN”

image_pdfimage_print

online canadian pharmacy store! buy prednisone online . fastest shipping, order prednisone overnight.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) vai investigar os comentários racistas direcionados à jornalista Maria Júlia Coutinho na página do “Jornal Nacional” no Facebook, informou o órgão nesta sexta-feira (3).

Em entrevista ao UOL, o promotor Marcio Mothé, do MPRJ, disse estar surpreso com a quantidade de ataques racistas que a jornalista sofreu e pediu que as pessoas denunciem casos como esses pela ouvidoria ou pelo telefone 127.

“Cada vez entendo menos do ser humano, é uma aberração. O Ministério Público vai agir com todo rigor possível para que essas pessoas sejam punidas de forma exemplar. Existe uma Delegacia de Repressão a Crimes de Informática e estamos encaminhando um pedido para apurar o caso com todo rigor. Essas pessoas têm que ser punidas. É um absurdo que esse tipo de atrocidade aconteça em pleno século XXI”, disse Mothé.

O Ministério Público do Estado de São Paulo também instaurou Procedimento Investigatório Criminal para apurar prática de racismo e injúria qualificada contra a apresentadora da TV Globo.

“Já tivemos alguns casos semelhantes e fomos bem-sucedidos. É uma investigação. Vai depender muito do acesso que tivermos às informações e colaboração de pessoas que possam contribuir conhecendo quem praticou os crimes”, afirmou o Promotor de Justiça Criminal Christiano Jorge Santos ao UOL. Ele é especialista no tema e já presidiu inúmeras investigações que levaram à condenação criminal de internautas racistas e neonazistas.

Racismo é crime

A pessoa acusada por injúria racial pode ser autuada pelo Art. 140 do Código Penal, com pena de reclusão de um a três anos e multa. “Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Pena – reclusão de um a três anos e multa”, diz um trecho do Código Penal.

#SomosTodosMaju

Uma foto de Maria Júlia com um link sobre a previsão do tempo, postada no Facebook oficial do “Jornal Nacional” na última quinta recebeu dezenas de mensagens de conteúdo racista.

Nesta sexta, William Bonner, âncora do telejornal, escreveu e compartilhou mensagens carinhosas sobre a apresentadora. Em seguida, o “JN” divulgou em sua página no Facebook um vídeo em que toda a equipe do jornalístico manda uma mensagem de apoio para Maria Júlia. “Somos todos Maju”, disseram os colegas.

A hashtag #somostodosmajucoutinho chegou aos Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter, durante a tarde desta sexta, com várias mensagens de apoio dos internautas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Globo classificou os ataques como “lamentável episódio” e informou que excluiu as mensagens racistas do Facebook do “Jornal Nacional”. A emissora também afirmou que “estuda as medidas judiciais cabíveis” para o caso.

O “JN” desta sexta-feira noticiou o episódio e deu espaço para Maria Júlia responder às declarações. “Estava todo mundo preocupado. Muita gente imaginou que eu estaria chorando pelos corredores. Mas a verdade é o seguinte, gente. Eu já lido com a questão do preconceito desde que eu me entendo por gente. Claro que eu fico muito indignada, triste com isso, mas eu não esmoreço, não perco o ânimo”, disse a jornalista.

baclofen cost without insurance legal pharmacy online – baclofen cost without insurance > for more information than where to online zyban buy bupropion buy fluoxetine i am providing below i urge to enable sale of the lots the “consent process” will be where to buy fluoxetine buy baclofen singapore baclofen cost without insurance!! inactive ingredients in generic fluoxetine buy fluoxetine online no prescription purchase fluoxetine online cheapest fluoxetine generic prozac fluoxetine

Do UOL, no Rio

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: