Moradores denunciam Celpa por omissão

image_pdfimage_print

O serviço de poda de uma mangueira já foi licenciado e até o momento a Celpa ainda não fez o trabalho na árvore

Há oito anos os moradores do Residencial Muiraquitã, localizado na Alameda Montserrat, no bairro Caranazal, em Santarém, garantem que fazem a arborização no canteiro central, por conta do conjunto ter dois blocos. Porém, neste ano de 2014, após eles reivindicarem junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) o licenciamento ambiental para ser realizado o serviço de poda de uma mangueira e de ter sido licenciado, até o momento a Celpa ainda não fez o trabalho na árvore.

O problema em torno da mangueira, segundo os moradores, fica por conta do início do período chuvoso e os riscos que a árvore provoca em relação a cair galhos sobre as pessoas e causar danos a elas.

“Antes do Residencial ser construído já existia uma mangueira alta. Nós entramos como uma solicitação na SEMMA, no dia 15 de abril de 2013. A SEMMA enviou um técnico ao Residencial para ver justamente a situação da mangueira e liberou a poda”, afirma o engenheiro agrônomo Raimundo Nonato Viana da Silva, morador do Residencial Muiraquitã.

Ele esclarece que os moradores não querem que a mangueira seja totalmente retirada, mas que parte de seus galhos sejam cortados. “Que fique claro que não quero de jeito nenhum tirar a mangueira, tanto porque a árvore não é condenada, mas apenas que faça uma poda drástica. O que acontece é que a Secretaria mandou o técnico, conforme o documento, porque nós solicitamos além da poda drástica da mangueira, a poda das demais árvores e a limpeza de copa”, explica Raimundo Nonato.

buy prozac online – order high-quality medications from canada. it is submitted lamisil prescription topical or made levitra vendita online available to ofas.

Para ele, na eventualidade de uma tempestade muito forte, as pessoas que moram no entorno da mangueira correm sérios riscos. “Pelo menos 6 famílias moram perto. Se quebrar um galho, não digo a mangueira toda, mas um pedaço poderá causar um acidente sério. Então, para evitar isso, uma medida preventiva deve ser tomada. A SEMMA veio e recomendou uma poda drástica da mangueira”, reafirma.

COLETA: De acordo com Raimundo Nonato, os moradores chegaram a fazer uma coleta, para pagar uma empresa especializada para fazer a poda da árvore, devido a Celpa, que é a empresa responsável para fazer esse tipo de serviço, ainda não ter mandado nenhum funcionário ao local.

online buy estrace without prescription order estrace overnight. want estrace with discount? our pharmacies is the most trusted online drug suppliers.

“Às vezes fazemos o trabalho da Celpa e da SEMMA. A empresa e o órgão é quem deveria ser encarregados de fazer essa poda preventiva como ocorre em qualquer lugar da cidade ou da rua ou qualquer praça. Estamos numa via sacra, desde o dia 15 de abril, conforme os documentos. Então, a SEMMA autorizou a poda da mangueira, e nas demais árvores e nós não fomos atendidos até então”, denuncia.

PERAMBULAÇÃO: Até o dia 16 de dezembro de 2013, segundo Raimundo Nonato, um grupo de moradores esteve na Celpa, protocolando a autorização da SEMMA junto a empresa, mas, ainda não conseguiram ser atendidos. “A Celpa teria a responsabilidade de fazer a poda, onde os fios de energia ficam perto das copas das árvores. Para se fazer uma poda particular ou até a própria Prefeitura, via Secretaria de Agricultura, teria que ter autorização da Celpa para desligar a rede por conta do risco”, aponta.

doxycycline for acne marks doxycycline dosage mycoplasma buy doxycycline

Raimundo diz que os moradores estão chateados com a falta de atenção por parte da empresa de energia elétrica. “A Celpa não atende e, nem o próprio Município atende a questão da poda geral das árvores. Agora nós retornamos no dia 03 de outubro de 2014, estivemos com o Corpo de Bombeiros, mas o órgão emitiu uma solicitação para que a Celpa fizesse esse serviço, porque isso também não é atribuição dos Bombeiros. O ideal é que a Celpa faça o serviço completo”, declara Raimundo Nonato Viana da Silva.

buy prozac online no prescription, buy prozac canada , order prozac online prescription, prozac price comparison, generic prozac vs brand, fluoxetine mg, fucidin online

Nesta época do ano, com o início do período chuvoso, alguns locais ficam perigosos e precisam de atenção redobrada por parte dos órgãos de segurança, em especial a Defesa Civil, Celpa, SEMMA e Corpo de Bombeiros.

De acordo com um engenheiro agrônomo, a convivência satisfatória entre as árvores e a rede elétrica depende da execução periódica de podas dos galhos, a fim de diminuir as interrupções no fornecimento de energia elétrica. Segundo o engenheiro, a poda é uma atividade necessária e importante, porque evita: curto-circuito em redes aéreas; interrupção no fornecimento de energia; queima de eletrodomésticos; riscos para os pedestres; perda de eficiência da iluminação pública e rompimento de cabos condutores da rede elétrica.

Fonte: O Impacto.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: cheapest prices pharmacy. dapoxetine sale . instant shipping, buy dapoxetine online . folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: