NO ARAPIUNS, MORADORES REALIZAM A 2ª SOLTURA DE FILHOTES DE TARTARUGAS-DA-AMAZÔNIA
(Foto: Reprodução) – Um momento de celebração pela proteção da espécie que em 2025 comemora 29 anos de existência do projeto.
A comunidade Coroca, localizada no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, vivenciou mais uma soltura de filhotes de tartarugas da Amazônia (quelônios). Em sua segunda edição, mais de 2000 mil animais foram soltos no sábado, 15, no rio Arapiuns, reforçando a importância da preservação ambiental e o esforço contínuo da comunidade em manter o equilíbrio ecológico, garantindo a perpetuação da espécie. O evento contou com a presença das lideranças locais, acadêmicos, turistas, instituições parceiras, e outros.
Mais de 2000 animais foram soltos.
A ação faz parte de um esforço conjunto organizado pela Associação dos Produtores Rurais e Criadores de Peixes da Comunidade de Coroca (Aprucipesc) e pelo Complexo de Turismo de Base Comunitária. A iniciativa é liderada por moradores da comunidade, que trabalham desde o monitoramento dos ninhos até o cuidado com os filhotes, garantindo que eles alcancem um tamanho adequado para serem reintroduzidos no ambiente natural com maior chance de sobrevivência.
Desenvolvido há 29 anos pelos próprios comunitários, o projeto de preservação de quelônios não apenas se tornou uma parte importante da identidade local, mas, também, impactou positivamente na vida de 26 famílias da região.
A vice-presidente da Aprucipesc, Luziete Corrêa, destaca que a soltura das tartarugas não é apenas um ato simbólico, mas uma ação concreta que contribui para a sobrevivência da espécie.
“Estamos realizando mais uma edição do projeto que a cada ano só cresce, ganhando mais visibilidade. Participar desse momento faz com que a gente tenha esperança na preservação. Esse tipo de ação contribui significativamente para a preservação ambiental e o fortalecimento do relacionamento entre a comunidade e os recursos naturais”, relatou.
O secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, esteve presente no ato representando o prefeito José Maria Tapajós. Na ocasião, parabenizou o esforço da comunidade em manter o projeto para a conservação da espécie.
Bruno Costa: “Esforço da comunidade pela preservação”.
“Essa é uma boa iniciativa. Aliás, qualquer ação que preserve a natureza é bom para o meio ambiente e, consequentemente, para todos nós. A soltura dos animais dão início a um novo ciclo de crescimento, reprodução e continuidade da espécie. Queremos parabenizar a todos os comunitários pelo projeto, que contribui para a conservação de quelônios na região amazônica, e fortalece o desenvolvimento do turismo de base comunitária, gerando oportunidades e econômicas sustentáveis”, disse.
Atualmente, o turismo de base comunitária é a principal fonte de renda para os moradores de Coroca, garantindo a sustentabilidade da iniciativa e movimentando a economia local por meio da comercialização de artesanato, produtos regionais e passeios ecológicos.
O secretário Municipal de Turismo, Emanuel Júlio, também esteve presente. Ele acredita que é possível desenvolver o turismo na região e preservar o meio ambiente, além de conciliar o desenvolvimento com a sustentabilidade.
Emanuel Júlio reforça vocação turística de Coroca.
“Coroca se destaca por ser uma comunidade que tem a vocação para o turismo de base comunitária, uma alternativa ao turismo tradicional que valoriza a identidade local e a preservação do território. Ações coletivas unindo diferentes setores da sociedade são cruciais para a existência e perpetuação do turismo de base comunitária na região”, pontuou.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), também, marcou presença no evento, reforçando o seu compromisso com a preservação ambiental.
Cláudio Santarém, chefe da Fiscalização, destacou a importância da ação para a conservação dos quelônios na região.
“O projeto desenvolvido na comunidade de Coroca é fundamental e serve de exemplo para outras localidades. Os quelônios estão cada vez mais ameaçados, especialmente, em nossa região, devido à caça e ao comércio ilegal. Por isso, iniciativas como essas são essenciais para garantir a sobrevivência da espécie a médio e longo prazo”.
A Semma atua na fiscalização de crimes ambientais, incluindo a captura, posse e venda ilegal de quelônios. Em fevereiro, a secretaria realizou a primeira apreensão do ano, resgatando oito quelônios – entre tracajás e tartarugas-da-Amazônia – que eram mantidos ilegalmente em uma residência.
Equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A Semma reforça que a captura, transporte, criação em cativeiro e comercialização desses animais são proibidos por lei. Denúncias podem ser feitas pelo disque-denúncia 93 99209 4670 ou presencialmente na sede da secretaria.
A iniciativa de preservação dos quelônios realizada pelos comunitários teve início nos anos 90, por incentivo do padre verbita José Gross. Em 1998, o Ibama doou três mil filhotes de tartarugas para a comunidade, que desde então mantém o projeto de repovoamento da espécie.
Fonte: Jeferson Miranda – Portal Santarém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/02/2025/15:34:17
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com