Novo Progresso entre os municípios paraenses que correm risco de suspensão do FPM; saiba quais

image_pdfimage_print

Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma das transferências constitucionais recebidas pelos entes federativos (Foto:Reprodução)

Entes federativos precisam enviar dados sobre receitas e despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS) ao Ministério da Saúde até o dia 02 de março.
Até o início da tarde de quinta-feira (8), mais de 4 mil municípios brasileiros ainda não haviam transmitido os dados sobre receitas e despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS) por meio do Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), referentes ao último bimestre de 2023. No Pará, 100 dos 144 municípios constavam na lista de pendentes com o Siops. O não cumprimento do prazo para homologação dos dados, que vai até o dia 02 de março, pode levar à suspensão do recebimento de transferências constitucionais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e voluntárias.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na semana passada, gestores locais haviam relatado dificuldades para realizar o envio do relatório por conta de problemas no acesso à plataforma do Siops, que é o sistema de com informações orçamentárias públicas de saúde de todo o país. O preenchimento de dados é obrigatório e permite monitorar o cumprimento da aplicação mínima de recursos em ASPS feita pelos entes federativos.

Em nota enviada ao Grupo Liberal na quarta-feira (7), o Ministério da Saúde informou que os números nacionais não são estáticos, já que os gestores locais ainda estão transmitindo os dados do sistema até o início do próximo mês, quando será feita a varredura definitiva do sistema. O MS comunicou, ainda, que “a pasta atende diretamente a todos que buscam apoio ou têm dúvidas sobre o Siops, e está preparada para oferecer o suporte necessário”.

Com relação aos problemas no preenchimento de dados, relatado pelos gestores locais, o Ministério da Saúde disse que o sistema é monitorado constantemente. “Em caso de inconsistências eventualmente detectadas, uma nova versão do programa é gerada. Até o momento, não há a identificação de dificuldades que afetem o processo de transmissão e homologação dos dados do sistema”, concluiu a nota.

A relação de municípios brasileiros que ainda não transmitiram os dados de ASPS pode ser acessada na aba ‘Entrega de dados’ do Siops, disponível no site do Ministério da Saúde. Já o atendimento ministerial aos entes federados pode ser solicitado pelo e-mail: siops@saude.gov.br.

Confira a lista de municípios paraenses que não haviam homologado os dados no Siops (atualizada às 12:13 desta quinta-feira, 08/02):

Abaetetuba
Acará
Afuá
Alenquer
Almeirim
Altamira
Ananindeua
Anapu
Augusto Corrêa
Aurora do Pará
Aveiro
Bagre
Baião
Belterra
Benevides
Bom Jesus do Tocantins
Bonito
Brejo Grande do Araguaia
Breves
Cachoeira do Piriá
Cachoeira do Arari
Cametá
Capanema
Capitão Poço
Castanhal
Chaves
Colares
Conceição do Araguaia
Concórdia do Pará
Cumaru do Norte
Curralinho
Curuçá
Eldorado dos Carajás
Faro
Floresta do Araguaia
Goianésia do Pará
Igarapé-Açu
Igarapé-Miri
Ipixuna do Pará
Irituia
Itaituba
Itupiranga
Jacareacanga
Limoeiro do Ajuru
Mãe do Rio
Magalhães Barata
Marabá
Maracanã
Marapanim
Medicilândia
Melgaço
Moju
Mojuí dos Campos
Monte Alegre
Nova Esperança do Piriá
Novo Progresso
Oeiras do Pará
Oriximiná
Ourém
Pacajá
Palestina do Pará
Paragominas
Pau D’Arco
Ponta de Pedras
Portel
Prainha
Primavera
Quatipuru
Redenção
Rondon do Pará
Rurópolis
Salinópolis
Salvaterra
Santa Bárbara do Pará
Santa Cruz do Arari
Santa Luzia do Pará
Santa Maria das Barreiras
Santa Maria do Pará
Santana do Araguaia
Santarém
Santarém Novo
Santo Antônio do Tauá
São Caetano de Odivelas
São Domingos do Capim
São Francisco do Pará
São Geraldo do Araguaia
São João da Ponta
São João do Araguaia
São Sebastião da Boa Vista
Senador José Porfírio
Soure
Tailândia
Terra Alta
Tomé-Açu
Tracuateua
Trairão
Tucumã
Tucuruí
Vigia
Vitória do Xingu

Fonte: O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/02/2024/07:16:46

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: