Operação Curupira chega para base em Novo Progresso

image_pdfimage_print

A primeira etapa da ação embargou garimpos, destruiu maquinários e fez apreensões em São Félix do Xingu – ( Foto> Paulo Cezar / Ag. Pará)

A operação está instalada na sede do Ibama de Novo Progresso-PA. Sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de Novo Progresso, funcionará como base operacional no município.

A secretaria de segurança pública chegou em Novo Progresso, no sudoeste do estado do Para, para instalar às bases da operação Curupira.

Conforme prometido pelo governo estadual, a operação chegou e vai ficar baseada na cidade de Novo Progresso e outra no distrito de Vila Isol (distante 85 km de Novo Progresso).

Conforme informação, o secretário de Segurança Pública do Estado do Pará, Ualame Machado, vem ainda esta semana para fazer o lançamento da operação em Novo Progresso-PA.

São bases permanentes da operação que combate crimes ambientais, por determinação do governador. Segundo o secretário de segurança Ualame Machado, operação visa combater os crimes ambientais, conforme decreto de emergência decretado pelo Governador Helder Barbalho (MDB).

Leia também:Novo Progresso, Itaituba e Altamira entre os 15 municípios declarados em estado de emergência ambiental pelo governo do Pará

Novo Progresso saiu da lista e não aparece como o município que mais desmatou no mês de fevereiro – apareciam antes. As forças de segurança estão agindo não só para enfrentar o desmatamento, mas também a extração de madeira e o garimpo ilegal.

A Operação Curupira, deflagrada no último dia 15 para combater o desmatamento, a exploração ilegal de recursos naturais, incêndios florestais e outros atos ilícitos que causam impactos ao meio ambiente.  Em Novo Progresso, será implantada uma base fixa que coordenará ações planejadas especificamente para as áreas do município.

15936_54b22298-6123-f6ab-f117-084b24a681d6
Foto> Paulo Cezar / Ag. Pará)

A estratégia de implantar e manter bases fixas nos pontos estratégicos dos municípios tem sido o diferencial na Operação Curupira, já que reforça a presença do Estado de forma permanente para inibir as ações criminosas na área, como tem sido observado desde a chegada dos agentes no município. A operação não tem data para encerrar.

OPERAÇÃO CURUPIRA EM NOVO PROGRESSO-PA

A implantação da ‘Base Novo Progresso’ faz parte da terceira fase da “Operação Curupira”, que envolve, somente, nesta base, 85 agentes de segurança e a utilização de um helicóptero para apoio logístico. Servidores da Semas iniciaram os trabalhos no município, com o objetivo de fiscalizar e atuar na prevenção de crimes ambientais, com ênfase na diminuição do desmatamento da floresta amazônica na região.

O coordenador de fiscalização ambiental da Semas, Tobias Brancher, informou sobre a atuação da secretaria. “A Semas através do nosso Centro de Monitoramento detecta alvos de interesse onde estão ocorrendo ilícitos ambientais. A partir da nossa assessoria de inteligência corporativa faz depuração desses alvos para repassar às equipes de fiscalização e com o apoio das forças de segurança para fazer cessar o crime ambiental. A prioridade são os locais em que há o desmatamento ativo e posteriormente lavrar os procedimentos cabíveis”.

Orientações – Na manhã desta segunda (13), uma reunião de alinhamento aconteceu na base operativa “Sargento João de Luiz de Maria Pereira”, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a presença das equipes de gestores e coordenadores das ações para Novo Progresso. O local funcionará como base operacional no município.

Primeiramente as equipes receberam todas as diretrizes operacionais, que serão realizadas a partir de então, e depois seguiram para as atividades de incursão nas áreas já levantadas.

Suportes – As equipes especializadas da Polícia Militar estarão no apoio operacional para as equipes em solo. Segundo o comandante de Missões Especiais (CME), coronel PM Jorge Araújo, mais de 50 homens e mulheres estarão empregados “Através do nosso departamento de operações deslocamos tropa da capital e também dos municípios de Santarém e Marabá para fazer frente a essa nova sede, contribuindo de forma integrada com o Sistema de Segurança Pública. Vamos ter equipes especializadas para dirimir qualquer animosidade e salvaguardar nosso efetivo nas ações”, pontuou.

Imagem panorâmica da base fixa do (IBAMA) para as forças de segurança e de órgãos ambientais em Novo Progresso
Imagem panorâmica da base fixa do (IBAMA) para as forças de segurança e de órgãos ambientais em Novo Progresso -Foto> Paulo Cezar / Ag. Pará)

Todos os procedimentos realizados serão recebidos pela Polícia Civil e dado o encaminhamento necessário, aponta o Diretor de Polícia do Interior, delegado Henisson Jacob.

“A Polícia Civil como parte do sistema público de segurança pública não poderia ficar de fora. Nossos servidores estarão atentos no que compete a parte de polícia judiciária como também na ostensividade, integrados com a Polícia Militar. Vamos confeccionar todos os procedimentos necessários, de acordo com a gravidade do crime, e encaminhá-los para a Justiça”, enfatizou.

Nas ações de defesa civil e combate a incêndios, o Corpo de Bombeiros atuará alinhado às demais forças. Para o subcomandante operacional do Corpo de Bombeiros, Coronel Erivaldo Cardoso“ o corpo de bombeiros assim como nas frentes de São Félix e Uruará estará com militares no serviço de combate à incêndio florestal e atendimento pré-hospitalar das guarnições empregadas na operação. De modo geral, como os indícios pontuam poucos focos de incêndio, vamos estar de forma mais intensa na prevenção do efetivo”,

Operação Curupira – Participam das ações as polícias Militar, Civil e Científica; Corpo de Bombeiros Militar; secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Administração Penitenciária (Seap). O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Segup, é responsável pelo apoio logístico e aéreo nas ações. (Texto de André Macedo / Ascom Segup)

Por: Jornal Folha do Progresso em 13/03/2023/15:27:21

Este slideshow necessita de JavaScript.

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: