Pará é o segundo maior estado na criação de bovinos no Brasil, aponta pesquisa

image_pdfimage_print

O estado tem cerca de 25 milhões de cabeças de gado (Foto: Sidney Oliveira / Agência Pará)

Além de bovinos, o estado também se destacou na criação de búfalos, cavalos e galinhas.

O Pará é o segundo maior estado na criação de bovinos do Brasil, conforme os dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2023, divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Com um rebanho total de aproximadamente 25 milhões de cabeças de gado, o estado paraense fica apenas atrás de Mato Grosso, que possui 34 milhões de bovinos. No total, o Brasil conta com 238,6 milhões de bovinos.

O estado também se destacou na criação de outras espécies. O efetivo de bubalinos (búfalos) alcançou cerca de 683 mil, enquanto o rebanho equino (cavalos) foi estimado em 527 mil animais. A criação de suínos também apresentou números significativos, totalizando cerca de 706 mil cabeças. Já na avicultura, o Pará contabiliza aproximadamente 29 milhões de aves, incluindo cerca de 2,56 milhões de galinhas.

O município de São Félix do Xingu tem o maior rebanho de bovinos do Brasil, com 2,45 milhões de cabeças. Outro destaque é o município de Chaves, que lidera a criação de bubalinos no país, com cerca de 237 mil animais.

A Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) é realizada anualmente e fornece informações detalhadas sobre a criação de animais e a produção de origem animal em todo o Brasil. Ela abrange dados sobre os principais efetivos de diversas espécies, incluindo bovinos, suínos, galináceos, equinos, bubalinos, caprinos e ovinos, além da produção de leite, ovos, mel, lã e aquicultura. Ela abrange desde o controle municipal até as grandes regiões do Brasil, proporcionando um panorama completo do potencial pecuário do país.

Fonte: O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 19/2024/14:57:17

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: