Pará produz 70% do açaí brasileiro, segundo o IBGE

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | A produção nacional de açaí em 2023 atingiu 238,9 mil toneladas, sendo que 91,9% dessa produção está concentrada na Região Norte.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (26), os dados da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) referentes ao ano de 2023. O levantamento revela que o Pará se destacou como maior produtor de açaí do Brasil, com 167 mil toneladas, o que representa 70% da produção nacional.

A produção nacional de açaí em 2023 atingiu 238,9 mil toneladas, sendo que 91,9% dessa produção está concentrada na Região Norte. Entre os dez maiores produtores de açaí do país, oito municípios são paraenses, com destaque para Limoeiro do Ajuru, o maior produtor, com 51 mil toneladas.

Além do açaí, a pesquisa também apontou que o estado é líder em outros produtos extrativistas. A castanha-do-pará, por exemplo, registrou uma produção de 9 mil toneladas, representando um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior.

Outros destaques

O estado teve destaque também como o maior produtor de madeira em tora do Brasil, com uma extração de 4,9 milhões de metros cúbicos, representando 44,2% da produção nacional. Esse volume marcou um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

Ainda no setor extrativista, o estado liderou também a produção de carvão vegetal com 129 mil toneladas, responsável por 34,2% do total brasileiro. A maior parte dessa produção se concentra nos municípios de Paragominas, 58 mil toneladas, e Ulianópolis, 33 mil toneladas.

Mais sobre a pesquisa:

A pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) traz dados sobre a quantidade e o valor dos produtos obtidos por meio do extrativismo vegetal, que envolve a utilização de recursos florestais naturais, além do cultivo de espécies florestais plantadas, conhecido como silvicultura. O levantamento também abrange a área total existente e a área colhida.

Os resultados completos da pesquisa estão disponibilizados no portal do IBGE, na página da PEVS e no Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), e podem ser consultados por recortes regionais e temáticos.

Fonte: Portal Debate   e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/2024/14:06:53

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: