Parauapebas será um dos municípios mais saneados do Brasil
O projeto compreende a coleta de esgoto e o tratamento de água |Foto:Divulgação/Prefeitura de Parauapebas
As obras executadas pelo Prosap elevarão a taxa de coleta e tratamento de água de 8% para 70%, colocando o município de Parauapebas entre os 100 mais bem saneados do país.
O cenário urbano do município de Parauapebas, no sudeste do Pará, está sendo transformado pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), que entra em uma nova fase: a de investimentos em saneamento básico.
Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), dentre os serviços que compreendem o saneamento básico está a coleta de esgoto e o tratamento de água. E visando melhorar a prestação desses serviços no município, a Prefeitura de Parauapebas, iniciou novas obras do Projeto Igarapé Ilha do Coco, que passa pela cidade.
“Nesta etapa das obras do Igarapé Ilha do Coco, nós teremos diversas intervenções com foco no saneamento básico. Teremos a criação de um sistema viário juntamente com um parque linear, que trará mais mobilidade urbana e segurança para a população que mora nessa região”, explica o engenheiro civil do Prosap e fiscal da obra, Eduardo Moraes.
O engenheiro também informa que haverá a implantação de microdrenagem nas ruas próximas ao igarapé e obras de macrodrenagem no próprio Ilha do Coco. “No que tange ao sistema de esgotamento sanitário, nós teremos a implantação de um coletor tronco, redes coletoras de esgoto, linhas de recalque e a construção de uma estação elevatória de esgoto”, esclarece Moraes.
Conteúdo relacionado
O engenheiro explica, ainda, que a linha de recalque se trata de um conjunto de tubulação, acessórios e conexões que têm a função de transportar os esgotos de um ponto baixo para um ponto mais alto, tendo o seu início em uma estação elevatória de esgoto. A estrutura fará com que, por meio de bombeamento, os efluentes (resíduos domésticos) sejam transportados do ponto mais baixo, a Estação Elevatória do Primavera, para o mais alto que será a Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Verde.
Obras
Para além do esgotamento sanitário, com a instalação de 12,5 km de rede coletora de esgoto domiciliar, as obras compreendem também a construção de uma estação elevatória de esgoto; implantação de linhas de recalque que possibilitarão a desativação de três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE); criação de vias; instalação de microdrenagem e a construção de um parque linear. As infraestruturas são cruciais para a ampliação da coleta e tratamento de esgoto em Parauapebas.
De acordo com o Portal Saneamento Básico, o conjunto dessas infraestruturas, equipamentos e serviços formam o sistema de esgotamento sanitário que tem o objetivo de coletar e tratar os esgotos domésticos e, com isso, evitar a proliferação de doenças e a poluição de corpos hídricos, após o seu lançamento na natureza.
Social
Priorizando o respeito à comunidade, antes da execução das obras, o Prosap, por meio da sua equipe social, realiza ações para informar os moradores sobre o início das obras.
“As ações sociais iniciam, anteriormente, às intervenções de obras. Todo o trabalho de mapeamento dessas famílias em torno das obras já foi executado, assim como também a mobilização dessas famílias”, diz Anne Amorim, assistente social do Prosap, referindo a esta nova etapa de obras.
Fonte:O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/10/2023/09:19:36
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com