PF prende em flagrante dono de serraria por receptação de madeira ilegal no Pará

image_pdfimage_print

Operação prende dono de serraria por receptação de madeira ilegal no Pará. — Foto: Reprodução / PF-PA

Madeira ilegal era comercializada em Castanhal, no nordeste do estado, em operação conjunta com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Uma operação da Polícia Federal e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semas) prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (4), o dono de uma serraria por receptação de madeira ilegal em Castanhal, no nordeste do Pará.

A prisão é resultado da operação Estância Virola de combate ao comércio ilegal de madeira. Na ação, cerca de 360 metros cúbicos de madeira foram apreendidos, durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão.

A PF informou que as investigações apontaram que o homem preso é dono da serraria, que recebia madeira de origem ilegal, sem qualquer documentação.

Já que a madeira era comercializada, o dono da serraria, que não teve a identidade divulgada, foi autuado em flagrante por receptação qualificada, além de depósito de madeira irregular, operação de atividade poluidora e posse ilegal de arma de fogo.

Ainda segundo a PF, um revólver de calibre 38 carregado com cinco munições foi encontrado dentro de uma gaveta. No cumprimento dos mandados também foram apreendidos três caminhões, uma caminhonete e documentos relacionados à atividade ilegal.

A madeira apreendida foi encaminhada pela Semas à Prefeitura de Castanhal.

A PF informou que o nome da operação, Estância Virola, se refere ao tipo de madeira apreendido no início das investigações.

A ação foi desdobramento da operação Beira Rio, deflagrada em julho. Na ocasião, foram desativadas duas serrarias ilegais, apreendidos cerca de 450m³ de madeira e uma pessoa presa por receptação, comércio ilegal e transporte ilegal de madeira.

 

Fonte: g1 Pará — Belém/ Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/09/2023/15:06:53

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: