“Precisamos falar sobre suicídio”

image_pdfimage_print

 (Foto:Reprodução Internet)- No ano de 2014 a campanha de prevenção ao suicídio chamada de “setembro amarelo” ganhou atenção pelo mundo todo. Tal ação viralizou a partir de uma história real acontecida nos Estados Unidos. Um jovem de 17 anos bateu com o seu carro amarelo propositalmente. No velório do garoto sua família decidiu distribuir panfletos com frases motivacionais e fitinhas da cor do carro.  No mundo a cada 40 segundos alguém atenta contra a própria vida. Dessa forma, é indiscutível que sejam encontrados caminhos para superar o suicídio entre jovens brasileiros.
Para isso é necessário combater com a desmistificação da ideia de “frescura”, relacionada aos sintomas de desiquilíbrio emocional. Todavia, é imprescindível que principalmente a família se atente, pois os sintomas da doença muitas vezes são silenciosos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) houve um aumento de 60% entre os jovens. Por questões biológicas, os principais afetados se relacionam ao desenvolvimento do cérebro, dessa forma os mais novos são mais vulneráveis as suscetíveis a distúrbios psicológicos.
Com intuito de amenizar essa problemática as escolas em parceria com as famílias devem inserir a discussão sobre o tema por intermédio de palestrantes com a participação de psicólogos e especialistas, que debatam sobre como agir de fronte ao problema. Por sua vez, é essencial que a mídia divulgue sobre os sintomas, principalmente ajudando aos prejudicados a procurar ajuda, disponibilizando o número do Centro de Valorização a vida (CVV), ONG que disponibiliza voluntários aptos.

Colégio Redentor
Diretora: Cristiane Caldeira Boaventura
Professora Pamela
Aluna: Mickaella da Costa Schmidel   
3ª serie Ensino Médio
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: