Primeira videoconferência de instrução criminal com múltiplos pontos é realizada pela comarca de Juruti

image_pdfimage_print

Réu participou da audiência por videoconferência em uma sala da comarca de Santarém — Foto: Reprodução

Comarcas de Santarém, Itaituba e Juruti participaram da videoconferência.

Um fato inédito na história da comarca de Juruti, no oeste do Pará, foi realizado nesta quarta-feira (20). Uma videoconferência com múltiplos pontos possibilitou a realização de uma audiência de instrução criminal com a participação de Santarém, Itaituba e Juruti.

A promotora acompanhou a audiência na sala de videoconferência da comarca de Itaituba, o réu foi interrogado via videoconferência na comarca de Santarém e em Juruti, o juiz Vilmar Macedo Junior, que preside a comarca.

video2Promotora participou da audiência por videoconferência em sala da comarca de Itaituba — Foto: Reprodução
“Antes deste ato, a audiência de instrução foi remarcada por duas vezes em virtude da não apresentação do réu preso para a audiência. Temos sempre que buscar soluções criativas para não cairmos na crise de efetividade que o descaso com o sistema penal nos impôs”, disse o juiz Vilmar Macedo Junior.

A dificuldade de realizar as audiências de instrução presenciais se dá em razão da Superintendência do Sistema Penal (Susipe) não estar pagando passagens e diárias de presos e servidores. Como no caso do preso Josué da Silva Farias. A direção da Central de Triagem Masculina de Santarém enviou ofício à comarca de Juruti informando que não teria condições de apresentar o preso no município para a audiência marcada para 20/03/2019, porque a Diretoria de Administração de Recursos está impossibilitada de comprara as passagens.

video3Juiz Vilmar Macedo Junior participou da audiência por videoconferência da comarca de Juruti — Foto: Reprodução
“Infelizmente vivemos o sucateamento do sistema penal, e os processos de réu preso por muitas vezes são paralisados por causa da falta de recurso para o transporte, deterioração das carceragens locais e paralização em decorrência de conflito de facções criminosas”, pontuou o juiz.

Por: Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: