Publicado o edital do Prêmio CNMP – Corte IDH, que contemplará trabalhos acadêmicos sobre direitos humanos
Inscrições começam no dia 12 de junho
Foi publicado, na sexta-feira, 26 de maio, o edital que dispõe sobre o Prêmio CNMP – Corte IDH (Edital Presi/CDDF nº 1/2021). A premiação é dividida em duas categorias: melhor tese de doutorado e melhor dissertação de mestrado sobre direitos humanos, com ênfase na Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) e em sua jurisprudência. O documento está disponível no Diário Oficial da União.
As inscrições têm início no dia 12 de junho e devem ser realizadas pelo e-mail direitosfundamentais@
Para concorrerem ao Prêmio, as teses e dissertações devem ter sido defendidas durante o ano de 2022, no Brasil – excetuados os casos de cotutela ou outras formas de dupla titulação –, em Programa de Pós-Graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A Comissão Julgadora selecionará a tese e a dissertação vencedoras, conforme critérios como: relevância para o desenvolvimento jurídico, cultural e social; qualidade e diversidade de fontes bibliográficas, entre outros itens elencados no edital.
Os vencedores terão direito ao certificado de premiação e medalha ao autor, além da publicação do trabalho pelo CNMP.
De acordo com o cronograma, a publicação do resultado da premiação está prevista para acontecer no mês de outubro, enquanto a solenidade de entrega do Prêmio será realizada em novembro.
Prêmio CNMP – Corte IDH
O Prêmio é uma iniciativa conjunta do CNMP e da Corte IDH. Trata-se de uma iniciativa pioneira na América Latina, relevante para a pós-graduação brasileira.
A Portaria Conjunta CNMP-PRESI/CDDF Nº 1/2023, que institui o Prêmio, foi assinada pelo presidente do CNMP, Augusto Aras, e pelo presidente da CDDF, Otavio Luiz Rodrigues Jr., e publicada no dia 11 de abril no Diário Eletrônico do CNMP.
A premiação será anual e tem como objetivos aumentar a visibilidade do Ministério Público em matéria de direitos humanos e das ações da Corte IDH, ampliar as conexões acadêmicas com essa corte, além de incentivar a pesquisa e o debate sobre o papel do Ministério Público no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Os autores vencedores receberão um certificado de premiação e medalha, além da publicação do trabalho pelo CNMP.
A premiação tem por fundamento jurídico a Recomendação CNMP Nº 96/2023, aprovada pelo Plenário do CNMP como um dos primeiros produtos da Missão Internacional à Costa Rica. Intensificar a aplicação dessa recomendação também é objetivo do prêmio.
Fonte: Ascom CNMP/ Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/05/2023/05:59:40
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com