Rodovia BR 163 continua com problemas para trafego da safra 2018

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O mês de Fevereiro chegando  os 65 quilômetros da rodovia BR 163 ligando Novo Progresso ao distrito de Moraes Almeida , continua com problemas mesmo com os serviços já realizados pelas empreiteiras e exército. ( Br 163 recuperada pelo exercito – Foto Jornal Folha do Progresso)

Dentro de alguns dias a safra de soja do Mato Grosso vai ser transportada até os portos de Miritituba e Santarém no Pará, e o plano emergencial do governo federal para deixar a trafegabilidade não vai ser concluso.

Escavadeira com principio de incêndio em trabalho na rodovia (foto Jornal Folha do Progresso)
Escavadeira com principio de incêndio em trabalho na rodovia (foto Jornal Folha do Progresso)

A reportagem do Jornal Folha do Progresso percorreu o trecho de pouco mais de 700 km entre Novo Progresso até a cidade de Santarém, e o que foi visto em loco é que o caos está para acontecer outra vez.  A BR-163 é a principal via de escoamento da produção de grãos na região.

A promessa foi feita em Setembro de 2017, quando homens do exército chegaram à região coma a missão de pavimentar o trecho de 65 km da rodovia BR 163 entre Novo Progresso e o distrito de Moraes Almeida na cidade de Itaituba no sudoeste do Pará, nenhum metro foi pavimentada.

Faltam poucos dias para em média 1500 caminhões dia trafegar com a safra de soja do Mato Grosso pela rodovia e ainda tem defeitos  no trecho de responsabilidade do exército. Em fevereiro de 2017 o caos tomou conta da rodovia e a fila ultrapassou os 50 km de caminhões parados pela BR 163.

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*BR 163 -Exército garante a trafegabilidade na rodovia federal do Pará

A reportagem observou que os serviços são lentos e o período de chuva no mês de Novembro e Dezembro atrapalhou os serviços – encontramos trafegabilidade onde existia atoleiros  com uma camada de pedra que tem em abundancia na região, mas ainda existe dificuldades numa extensão de pouco mais de 20 km falta ser recuperado e pode vir causar o caos outra vez.

O ministro Blairo Maggi  reconheceu publicamente que os problemas na rodovia podem voltar neste ano;  “Os atoleiros na BR 163 que tiraram o sossego de caminhoneiros e prejudicaram o escoamento de grãos no arco norte brasileiro, no ano passado, podem voltar a se repetir em 2018”. O Exército foi convocado para pavimentar a estrada e atua na região desde setembro do ano passado. O prazo de entrega da obra é até o final do ano, mas na opinião do ministro da Agricultura Blairo Maggi o trabalho não será concluído a tempo.

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O investimento para asfaltar o trecho de 65 quilômetros entre Novo Progresso e Igarapé do Lauro, no Pará, está orçado em  R$ 128 milhões.

O período de chuvas intensas está chegando e os moradores começam a se desesperar uma vez que a estrada ficará praticamente intransitável neste trecho sem pavimentação. Notícias de bastidores dão conta de que o governo federal repasse o trecho para empreiteira (FRATELLO) concluir o trecho, isto pode ocasionar transtornos aos motoristas que vão encontrar dificuldades no trecho entre Novo Progresso / Moraes Almeida.

Buracos na rodovia

A rodovia tem muitos obstáculos, além de mal sinalizada buracos tomam conta de boa parte dela, a exemplo no trecho construído pela  Construtora “Três Irmãos” , executora dos serviços nos 48 quilômetros no município de Novo Progresso, ficou  na expectativa de participar novamente da licitação, manteve o seu acampamento na cidade até o ultimo mês de maio de 2017, após outra empresa “Fratello” com a participação de sócios da Três Irmãos vencer a licitação e retomar os serviços neste inicio de ano. Alguns funcionários  da administração ficaram na cidade e somente agora é que foram recontratados para retomar os trabalhos.

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Trecho entre Rurópolis e Santarém

Situação da BR 230 [Transamazônica] sentido Santarém/Rurópolis  encontramos poucas maquinas no trecho, sentimos que  falta recursos para construtora “Sanches Tripoloni” dar continuidade às obras de pavimentação, os serviços vem sendo realizados na lentidão.

Rurópolis /Santarém

Boa parte da rodovia esta pavimentada o exército permanece no local, defeitos na pista e buracos também predominam naquele local onde o transito é mais lento.

A rodovia  da divisa do Mao Grosso até Santarém no estado do Pará tem 955 quilômetros de extensão, dos quais 100 quilômetros não estão asfaltados.

Por Adecio Piran para  Jornal Folha do Progresso  com fotos

BR 163 (Foto Jornal Folha do Progresso)
BR 163 (Foto Jornal Folha do Progresso)

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