Sespa envia para exame no IEC, macaco encontrado morto com suspeita de febre amarela

image_pdfimage_print

Equipe do 9º CRS realizou borrifação e vacinação nesta terça-feira (4) no bairro Bela Vista, para dar tranquilidade aos moradores da área.

Um macaco encontrado morto no último domingo (2), em área rural do município de Óbidos, no oeste do Pará, será enviado nesta quarta-feira (5) pelo 9º Centro Regional de Saúde da Sespa, para exame no Instituto Evandro Chagas, em Belém. O objetivo é confirmar se a causa da morte do animal tem alguma relação com a febre amarela.

Segundo informações do coordenador de Endemias do 9º CRS, Nesildo Oliveira, uma equipe da Sespa estava em Óbidos quando o animal foi encontrado por moradores do bairro Bela Vista, localizado numa área de mata, distante cerca de 500 metros da zona urbana de Óbidos, o que agilizou o transporte do macaco para Santarém.

“O médico Bernardo Cardoso nos acionou tão logo soube do achado e pediu que providenciássemos com urgência o transporte do animal que estava sendo mantido no gelo. O transporte foi feito na segunda-feira e já estamos com tudo pronto para enviar a amostra para exame no Instituo Evandro Chagas”, disse Nesildo.

Como medida preventiva, na noite desta segunda-feira (4), uma equipe do 9º CRS seguiu para Óbidos onde realizou por toda a manhã desta terça, serviço de borrifação no bairro Bela Vista e vacinação contra a febre amarela.

Casos confirmados

Desde o início de fevereiro quando foram encontrados macacos mortos com suspeita de febre amarela em áreas rurais dos municípios de Rurópolis, Alenquer, Monte Alegre e Santarém, oito amostras tiveram resultado positivo e 20 ainda estão em análise no IEC.

Dos casos suspeitos de febre amarela em humanos que deram entrada no Hospital Municipal de Santarém e no Hospital Regional do Baixo Amazonas, dois tiveram resultado negativo, quatro pacientes faleceram e a sorologia foi positiva para a doença.

“Outros dois casos mais recentes, do município de Alenquer, os pacientes tiveram febre amarela, mas felizmente conseguiram se recuperar e receberam alta nesta segunda-feira. Chegou ao nosso conhecimento que eles haviam tomado uma dose da vacina”, informou o coordenador de Endemias, Nesildo Oliveira.

Fonte: G1 PA.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: