Tripulantes de barco à deriva são resgatados pela Marinha na costa do Amapá
Tripulantes de barco à deriva são resgatados pela Marinha na costa do Amapá — Foto: Marinha do Brasil/Divulgação
Barco ficou à deriva, após uma avaria no sistema de combustível. Resgate foi feito na terça-feira (4) em alto-mar.
A Marinha informou que resgatou na terça-feira (4) três tripulantes de uma embarcação pesqueira que estavam à deriva na costa do Amapá. O resgate foi feito no Oceano Atlântico após o barco sofrer avarias de máquinas.
Ainda segundo a Marinha, a embarcação não tinha autorização para navegar em alto-mar e havia partido de Oiapoque no dia 21 de fevereiro com destino ao município de Vigia (PA).
No dia 28 de fevereiro, o barco ficou à deriva, após uma avaria no sistema de combustível. A peça danificada foi substituída e a viagem prosseguiu. Porém, no dia 2 de março, a embarcação voltou a apresentar problemas no motor, ficando novamente à deriva.
A situação se agravou quando um dos tripulantes, um pescador de 52 anos, sofreu com dificuldades para se locomover e fortes dores no peito, caracterizadas por “pontadas” na altura do tórax. Os tripulantes pediram socorro por rádio UHF.
O Navio-Patrulha “Bocaina”, sediado em Belém (PA), foi acionado logo após o pedido de socorro do barco pesqueiro, e suspendeu da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), pouco antes da meia-noite do dia 3 de março. Após cerca de 30 horas de navegação, o Navio-Patrulha “Bocaina” interceptou a embarcação à deriva.
Algumas horas antes do resgate, o tripulante que passava mal foi atendido, por rádio, pelo médico de bordo do Navio-Patrulha.
O barco de pesca foi rebocado até a sede da Capitania dos Portos do Amapá, na cidade de Santana (AP).
A Capitania dos Portos do Amapá informou que instaurou um inquérito para investigar as causas e responsabilidades do ocorrido.
Fonte: g1 AP — Macapá e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/03/2025/15:14:08
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com