Vereador faz comentários ofensivos sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA): ‘cura na peia’

image_pdfimage_print

Eúde Lucas: “Naqueles tempos, costumava-se ‘tratar’ o autismo com chibatadas” (Foto:Reprodução / Câmara Municipal de Jucá)

Cerca de dois milhões de brasileiros têm o diagnóstico desse transtorno

Durante o seu discurso no plenário da Câmara Municipal de Jucás (CE) nesta quarta-feira (20/9), o vereador Eúde Lucas (PDT-CE) gerou controvérsia ao proferir comentários ofensivos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), vulgarmente conhecido como “autismo”, sugerindo que o transtorno poderia ser “curado” com “peia” ou “chibatada”. Atualmente, cerca de dois milhões de brasileiros têm o diagnóstico desse transtorno.

No decorrer de seu discurso, o parlamentar, que também ocupa o cargo de presidente da casa legislativa, mencionou de forma depreciativa os esforços de personalidades públicas, incluindo a atriz Letícia Sabatella, que recentemente revelou seu diagnóstico de TEA, diminuindo o valor das mensagens de apoio que ela recebeu.

Eúde Lucas afirmou: “Há uma declaração circulando entre os artistas e autores, sei lá… Digo ‘eu era autista’, mas meu pai ‘curou’ o autismo com ‘peia’. Naqueles tempos, costumava-se ‘tratar’ o autismo com chibatadas, porque era um menino um tanto travesso.”

Os comentários provocaram indignação entre defensores dos direitos das pessoas com TEA, levando a um debate acalorado sobre a importância da conscientização e da inclusão das pessoas autistas na sociedade. A atitude do vereador gerou críticas tanto dentro quanto fora da Câmara Municipal de Jucás, destacando a necessidade de educação e sensibilidade em relação a questões de saúde mental e neurodiversidade.

 

Fonte:O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/09/2023/11:02:08

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: