Vereador Peninha denuncia precariedade de trecho e questiona capacidade de concessionária da BR-163

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(Foto:Reprodução) – Mais uma vez o vereador Peninha utilizou a Tribuna da Câmara de Itaituba para denunciar as péssimas condições de trecho da BR-163.

“Na semana passada, entre quarta-feira e sábado (28), estive percorrendo a Rodovia Cuiabá/Santarém, BR-163, no trecho de Miritituba até a cidade de Guarantã do Norte, no estado do Mato Grosso. Vi uma Rodovia em estado deplorável, lembrando o passado, com buracos, lama e poeira. Os piores trechos da estrada, estão localizados entre a cidade de Novo Progresso e o Distrito de Castelo de Sonho, com uma extensão de 178 Kms. Uma vergonha”, denunciou o parlamentar  durante a sessão de terça-feira(31).

Chamou atenção de Peninha, uma placa fixada às margens da rodovia federal, com os seguintes dizeres: “ATENÇÃO: Trechos em obras nos próximos 138 Kms.”, destacou o edil.

“Pois nobres colegas vereadores, vereadoras, neste trecho não encontramos uma máquina trabalhando. O que encontramos foi uma estrada acabada, onde não existe mais asfalto, cheia de buracos e para piorar, os buracos foram tapados com pedras, que de vez em quando fura o pneu ou então danifica os veículos, furando até mesmo o tanque de combustível, principalmente de carros mais baixos”.

O parlamentar de Itaituba destacou que, conversando com caminhoneiros, ouviu que uma viagem de Castelo de Sonho a Novo Progresso está levando mais de 3 horas, percorrendo a pista fazendo zig-zag na viagem toda, tentando encontrar o buraco menor para evitar quebrar a carreta. “Sem contar gasto bem maior com combustível”, frisou o parlamentar.

De Moraes Almeida para Itaituba, disse Peninha, “também possui alguns trechos que já estão em estado precário e viemos encontrar uma equipe da empresa JM recuperando o trecho entre Km 30 (Campo Verde) a comunidade do Itapacurazinho”.

CONCESSÃO

Conforme o vereador Peninha, no dia 30 de março a ANTT assinou contrato com o Consórcio Via Brasil, que ganhou a concessão da rodovia pelo período de 10 anos, para explorar o trecho Sinop, no Mato Grosso a Miritituba, no Pará. Porém, afirmou Peninha, este consórcio desde que recebeu a concessão, ainda não fez nada no trecho da BR-163 no Pará.

“Encontramos máquinas e homens trabalhando na estrada, no trecho da divisa do Pará com Mato Grosso, na região da cidade de Guarantã do Norte. Não acredito, mas vamos esperar”, afirmou o edil itaitubense.

“Que este consórcio Via Brasil possa realmente melhorar a BR-163 para que no próximo inverno possamos trafegar com tranquilidade. Todavia, não tenho boas informações sobre a Via Brasil. Esta empresa, ou consórcio tem hoje a responsabilidade de manter 188 quilômetros das rodovias estaduais MT-208 e a MT 320, no estado do Mato Grosso e não vem dando conta, pois  as empresas integrantes deste consórcio não possuem condições técnicas e financeiras para assegurar a trafegabilidade da vias”, disse Peninha, que continuou.

“Com isso, o cidadão do Mato Grosso tem sofrido muito com o péssimo serviço prestado. A única coisa que funciona é a cobrança do pedágio. O resto é abandono. São estas informações que obtive nesta viagem e estou preocupado, pois se este consórcio não tem condições de manter 188 quilômetros, imagine 1009 quilômetros da BR-163”.

“Pela situação que vi in loco na BR-163, precisa praticamente ser toda asfaltada novamente neste trecho, pois não adianta apenas tapar buraco ou limpar às margens da rodovia, como está sendo feita. Precisa urgente colocar equipes em toda a estrada, porque as equipes se concentram num trecho e os outros estão se deteriorando. Depois muda de trecho. Quando acabar aquele trecho, o outro já está precisando recuperar. Esta é a realidade na Santarém-Cuiabá ou Cuiabá-Santarém ou BR-163. Aproveito para reforçar meu pedido para que diretores deste Consórcio venham a está Casa de Leis apresentar o projeto da recuperação da BR-163, que pelo vi no folder, é muito bonito, quero ver na prática se vão realmente cumprir o prometido”, concluiu o vereador. (As informações são do O Impacto).

Jornal Folha do Progresso em 01/06/2022/

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