Vídeo- Moradores flagram tatu tentando entrar em Unidade de Saúde

image_pdfimage_print

(Foto e Vídeo: Reprodução Confirma Noticia) – Um flagrante inusitado divertiu os moradores em Anapu, no sudoeste do Pará, na noite desta sexta-feira (15). “Ai galera, no bairro São Luiz, olha quem é que veio consultar.”, disse a pessoa que filmava a cena.

“Esse é um tatu-galinha, do gênero Dasypus. É uma espécie relativamente comum, fora de risco de extinção, e infelizmente muito apreciada por caçadores aqui na nossa região.”, destacou o biólogo Felipe Bittioli, da Universidade Federal do Pará. Segundo ele, tatus são onívoros e comem de tudo, plantas, raízes, frutos, minhocas, ovos e animais mortos (carniça), e o lixo descartado incorretamente pela população pode atrair esses animais para as cidades.

O registro foi feito em Anapu, por volta das 21h. Nas imagens é possível ver um tatu adulto caminhando em direção à porta da unidade de saúde. Ao perceber a cena, o morador não perdeu tempo e registrou tudo.

    “Te liga, olha o Fórum. Oh, no bairro São Luiz, olha quem veio consultar. Ai ohh, fazer uma consulta, tá doente, com verme.”, brinca o morador.

O bairro onde o registro aconteceu fica próximo a uma área de mata, de onde o animal pode ter vindo. Adulto, ele ainda passeou pelo pátio da UBS e depois foi embora, sem ser incomodado.

O flagrante, no entanto, talvez não seja uma coincidência. Consultado pelo site, Felipe Bittioli explica que nesta sexta-feira um fenômeno lunar pode ter atraído o bichinho. “O que pode ter ajudado ainda mais nesse registro é que ontem foi lua nova-crescente, e nas luas “escuras” os tatus ficam mais ativos, pois os predadores naturais deles, como as onças-pintadas e sussuaranas, tem mais dificuldade de localizar a presa!”.

Clique AQUI e assista no Youtube

O tatu flagrado passeando em Anapu chega a medir 60 cm e pode pesar até 5 kg. Ninguém conseguiu se aproximar do bichinho, que do mesmo jeito que apareceu lá no bairro, sem ninguém notar, ele também sumiu.

Assista ao vídeo

 

 

Fonte: Confirma a Noticia e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/12/2023/11:04:08

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: