Santarém-MP diz que falta de saneamento prejudica Alter do Chão

image_pdfimage_print

Segundo promotor Túlio Novaes, esgosto não deve ser lançado no rio. Ufopa apontou duas áreas impróprias para banho

Em entrevista à TV Tapajós, o promotor público de Justiça Túlio Novaes afirmou que a solução para a questão que envolve as condições para banho nas praias de Alter do Chão, vila que fica a quase 40 km de Santarém, oeste do Pará, é a melhoria em saneamento básico para evitar a poluição do rio.

Pesquisa realizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), divulgada no dia 12 de agosto, apontou as condições das águas como “impróprias” para banho no fim de galerias pluviais e na escadaria da orla. Na terça-feira (1°), a Justiça Federal determinou que sejam sinalizados e interditados esses locais. A prefeitura informou que já está sinalizando todos os locais, independente da determinação judicial.

is there any generic dapoxetine 60 mg? where can i purchase dapoxetine dapoxetine phone orders to cost prozac 2 weeks estrace online prescriptions with no membership, pittsburgh, cheapest buy estrace generic equivalent , how to buy estrace generic in us, non perscription cheap  generic fluoxetine side effects costco price buy online no ocd tic prozac uk nhs does long term use prozac cause macular degeneration. buy dapoxetine order baclofen e. -… purchase atarax online buy baclofen canada baclofen buy buy baclofen online baclofen order online canada cheap baclofen no prescription purchase baclofen in usa online pharmacy 
Para o promotor, não basta sinalizar. “O verdadeiro problema não é placa, o verdadeiro problema é saneamento. Os dois Ministérios Públicos [Estadual e Federal] só vão descansar quando não houver mais esgoto sendo lançado no Lago Verde. Essa é uma realidade que estamos focando”, destacou.

O Ministério Público do Estado (MPE) enviou ao Município uma recomendação para que as placas que estão sendo fixadas nas praias informando sobre as condições para banho não se limitem a alertar quais estão próprias e quais estão impróprias, mas que sejam detalhadas, de acordo com Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). “As águas que são próprias têm uma subdivisão que vai desde a água satisfatória a água excelente. São três níveis. A água satisfatória está num estado limítrofe. Abaixo disso, a água é imprópria. É importante que a população seja informada corretamente”, explicou Novaes.

O secretário de Meio Ambiente Podalyro Neto explicou que medidas devem ser adotadas e que outra pesquisa deve ser feita no período após a vazante do rio, quando há presença de pessoas. “Num dos pontos onde está impróprio não tem água drenando mais. Um continua. A Seminfra [Secretaria Municipal de Infraestrutura] já está fazendo levantamento, estamos atacando esse ponto com relação às águas servidas, forçando aquelas residências que têm suas ligações diretas na rede de drenagem pluvial para que isso pare imediatamente, elas construam seus sumidouros para que a água seja filtrada naquele ponto”.

A pesquisa da Ufopa apontou ainda que o Igarapé do Macaco, Ilha do Amor e rio Tapajós têm a qualidade da água considerada “muito boa”. A orla, a Praia do CAT e Praia do Cajueiro estão em condições “satisfatórias”.
Por: G1 Santarém
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: