PF inicia os preparativos para a retirada de garimpeiros em MT

image_pdfimage_print

Equipe fará reconhecimento da área; não há uma data definida para a desocupação da área em Lacerda
Cerca de cinco mil pessoas circularam pelo garimpo ilegal, desde a descoberta do ouro
Uma equipe da Polícia Federal vai realizar, nesta quarta-feira (21),  um reconhecimento da área onde foi instalado o garimpo, nas serras da Borda e Santa Bárbara, a 18 quilômetros de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá).

ceftin rxlist order ceftin buy zoloft online canada generic zoloft versus zoloft zoloft without prescription kobe online! atarax prissammenligning. atarax over internettet. atarax generisk fast shipping. atarax buy online med over natten levering komme uden recept… jan 8, 2014 – buy baclofen overnight fedex overnight delivery of baclofen baclofen free consultation order baclofen online kaufen can you buy lopressor online prescription voveran weight gain finpecia in the uk now buy fluoxetine no prescription buy alphagan online uk  no rx buy baclofen saturday delivery generic atarax
O trabalho, segundo a assessoria de imprensa do órgão, irá amparar a ação de retirada das cerca de cinco mil pessoas que circularam pelo local, desde o anúncio de descoberta do ouro.

Conforme a assessoria, ainda não tem uma data definida para a desocupação da área.

“Em relação à situação de exploração ilegal do garimpo na região de Pontes e Lacerda, a Polícia Federal em Mato Grosso informa que tomou conhecimento da decisão judicial para desocupação da área”, diz nota.

Em relação à situação de exploração ilegal do garimpo na região de Pontes e Lacerda, a Polícia Federal em Mato Grosso informa que tomou conhecimento da decisão judicial para desocupação da área

“Informamos ainda que a Polícia Federal adotará as providências necessárias ao cumprimento da referida decisão judicial”, completa o documento.
O prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa do Nascimento, afirmou ao MidiaNews que alguns garimpeiros já estão saindo, gradativamente, do local.

“Eles estão se retirando de forma voluntária para que não percam os equipamentos”, afirmou.

Deslizamento

Na segunda-feira (19), ocorreu um desmoronamento de uma galeria aberta para a extração do ouro.

Pelo menos seis pessoas foram soterradas. Porém, duas das vítimas conseguiram sair do local, passando por um túnel e estão bem.

Os outros quatro garimpeiros permaneceram soterrados e foram retirados pelo Corpo de Bombeiros.

Conforme a Polícia Civil, eles foram encaminhados para o hospital municipal e também passam bem.
Desocupação

A Justiça Federal determinou, na última sexta-feira (16), o fechamento do garimpo devido à ausência de autorização por parte do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Eles estão se retirando de forma voluntária para que não percam os equipamentos

A decisão pelo encerramento das atividades no local é do juiz federal Francisco Antônio de Moura Júnior, da 1ª Vara da Subseção de Cáceres (225 km a Oeste da Capital).

O magistrado atendeu a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF).

Na decisão, o juiz determinou a apreensão de todo o minério de ouro extraído que for encontrado no local, e também de todos os equipamentos, maquinários e instrumentos utilizados na extração e lavra do minério.

Determinou ainda, a remoção dos veículos existentes no local e a proibição da entrada de novas pessoas, comércio ou qualquer outra forma de distribuição gratuita ou onerosa de combustível e suprimentos na área.

Ainda na segunda-feira, agentes da PRF foram ao garimpo para o comunicar os garimpeiros da decisão judicial que determinou o fechamento imediato do local.

Força Nacional

Nesta terça-feira (20), o governador Pedro Taques (PSDB) solicitou a atuação das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública, no cumprimento da decisão judicial no garimpo.

O ofício com o pedido de atuação conjunta foi enviado à presidente Dilma Rousseff, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ao juiz da 2ª Vara da Subseção Judiciária Federal de Cáceres, Francisco Antônio de Moura Júnior.

Para o governador, o trabalho em conjunto dos órgãos estaduais e federais evitaria um esforço demasiado e concentrado da PM para o atendimento da medida judicial.

Taques ainda lembrou que a operação deve ser prolongada – primeiro com a desocupação, seguindo com a manutenção/reintegração de posse.

Entenda o caso

Inicialmente, cerca de 600 pessoas invadiram uma área particular no município de Pontes e Lacerda, após a divulgação de que uma grande quantidade de ouro havia sido encontrada no local.

No entanto, a disseminação de fotos e vídeos nas redes sociais colaborou para que a invasão ao local fosse ainda maior.

Segundo a própria Justiça Federal, cerca de cinco mil pessoas de vários estados estão na região em busca de ouro fácil.
Marcus Mesquita/MidiaNews Foto-THAIZA ASSUNÇÃO

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: