27,5% da energia distribuída no Pará é furtada ou desviada, aponta Equatorial; entenda os riscos

image_pdfimage_print

Companha alerta para os riscos do “gato”. (Foto:Fábio Costa / Arquivo O Liberal).

Somente em 2022, foram regularizados 259.250 clientes em todo o Estado para combater essa perda de energia

De 100% da energia distribuída no Pará, 27,50% é furtada ou desviada. O dado foi fornecido pela Equatorial Energia à Redação Integrada de O Liberal na última quinta-feira (30). Ainda de acordo com a companhia, somente em 2022, foram regularizados 259.250 clientes em todo o Estado para combater essa perda de energia. Além de oferecer riscos à vida, o furto de energia — conhecido popularmente como “gato” — é crime previsto nos termos do artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena pode variar de 1 a 4 anos de reclusão.

A Equatorial alertou que o “gato” interfere no bom fornecimento de energia elétrica, pois as conexões feitas de maneira irregular não correspondem aos padrões de segurança da Equatorial Pará, o que pode causar acidentes graves e até fatais. Isso porque, além de ser perigoso para quem se propõe a realizar instalações sem treinamento e equipamentos de segurança, também ameaça a segurança de quem usa o serviço por meio de instalação irregular.

O “gato” também pode sobrecarregar a rede elétrica, causando oscilações, falta de energia ou até incêndios na região onde foi realizado a ligação irregular.

A técnica em segurança do trabalho da Equatorial Pará, Elizabete Macedo, destaca a importância de seguir as regras e manter os cuidados.

“As ligações na rede elétrica só devem ser realizadas pelos nossos profissionais que são capacitados e autorizados e que seguem padrões de segurança para evitar acidentes. Por isso é importante não realizar ligações clandestinas e denunciá-las pelos nossos canais oficiais”, detalhou Elizabete.

Clientes que identificarem irregularidades podem realizar a denúncia por meio dos canais de atendimento da Equatorial Energia Pará, como a Central de Atendimento pelo 0800 091 0196, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou se dirigir até a agência de energia mais próxima.

Por:Jornal Folha do Progresso/Com informações de Gabriel Pires em 31/03/2023/15:16:38

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: