Anvisa proíbe leite condensado por conter bactéria perigosa: veja marca e lote

image_pdfimage_print

leite condensado colher (Foto MaraZe/shutterstock ) – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de um lote do leite condensado da marca Fazendeira, fabricado pela empresa de alimentos à base de leite Baduy e Cia Ltda., de Ituiutaba (MG).

A Anvisa informa que o lote de número 0681M1, com validade até 17/1/2018, foi interditado após a publicação do laudo produzido pelo Laboratório Central Noel Nutels, do Rio de Janeiro, que registrou a presença da bactéria Estafilococos coagulase positiva acima dos padrões permitidos pela legislação.

A interdição preventiva, imposta em setembro, foi convertida agora em proibição pois a empresa não apresentou qualquer contraprova à agência dentro do prazo de 90 dias. A Baduy não só não poderá mais comercializar o produto como também é responsável por recolher todo o estoque existente no mercado.
Risco para o consumidor

De acordo com a Anvisa, a bactéria estafilococo é um tipo comum, mas que em excesso pode provocar dor de barriga, vômitos e mal estar – por isso seu controle precisa obedecer a um limite rígido.
leite condensado doce 0617 400×800 © Africa Studio/Shutterstock leite condensado doce 0617 400×800

O produto, portanto, não deve ser consumido, sobretudo por aqueles em situações mais vulneráveis como crianças, idosos ou pessoas que já estão doentes.
O que o consumidor deve fazer?

A Anvisa recomenda que no caso do consumidor sentir que foi lesado e desejar ser ressarcido, poderá procurar um órgão de defesa do consumidor como o Procon de sua cidade.

O VIX entrou em contato com a assessoria jurídica da Baduy e Cia Ltda., que se prontificou a enviar uma nota oficial. Até a publicação dessa matéria, não foi recebido qualquer posicionamento.
Determinações da Anvisa

Por Vix Luiz Felipe Silva
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: