Bolsonaro: entenda como será o 2° dia de julgamento
Julgamento de Bolsonaro: O foco principal deste 2° dia será a apresentação das sustentações orais de quatro advogados de defesa. | ROSINEI COUTINHO/STF
Acompanhe o 2° dia do julgamento de Jair Bolsonaro no STF e suas implicações para o Brasil.
Com o país atento aos desdobramentos judiciais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (3), o julgamento da ação penal que acusa Bolsonaro e outros sete réus de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado em 2022. A análise do caso, considerada histórica por juristas e observadores políticos, pode ter implicações significativas no cenário político e institucional brasileiro.
A sessão da Primeira Turma do STF começa pela manhã e deve seguir até o início da tarde, já que o plenário da Corte terá outros julgamentos a partir das 14h. O foco principal será a apresentação das sustentações orais de quatro advogados de defesa.
Estão previstos para falar, os representantes legais dos seguintes réus:
- Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
- Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
- Walter Braga Netto, também ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente em 2022.
Cada defesa terá aproximadamente uma hora para apresentar seus argumentos. Se todos utilizarem o tempo integral, a sessão será inteiramente ocupada pelas falas dos advogados, o que deve adiar a apresentação dos votos dos ministros para a próxima terça-feira, 9 de setembro.
Próximas etapas do julgamento
Na retomada do julgamento na semana seguinte, o processo deverá avançar para a análise das chamadas questões preliminares — pontos processuais que precisam ser esclarecidos antes da decisão final sobre a culpa ou inocência dos réus.
A fase será aberta com o voto do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e seguirá a ordem de antiguidade dos demais integrantes da Primeira Turma: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que preside o colegiado.
Depois dessa etapa, os ministros passarão a discutir o mérito da acusação, votando sobre a eventual condenação ou absolvição de cada um dos réus, individualmente. A decisão será tomada por maioria de votos. Caso absolvidos, os acusados terão o processo arquivado. Em caso de condenação, será definida uma pena específica para cada um, conforme o grau de participação nos atos apontados como ilícitos.
Fonte: Lucas Quirino /Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/09/2025/07:50:13
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com