Câmeras ajudam no combate ao crime em Altamira

image_pdfimage_print

(Foto Ilustrativa)-As câmeras do Sistema de Monitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), instaladas pela Norte Energia em Altamira, geraram 58 ocorrências entre os meses de janeiro e maio deste ano. São crimes e infrações detectadas em tempo real, principalmente, pela Polícia Militar. “As câmeras mudaram o jeito da polícia trabalhar. Hoje o trabalho é muito mais preventivo”, afirma o sargento da PM, R. Souza, um dos responsáveis pelo monitoramento.

Desde a implantação do sistema, foram geradas 12 ocorrências de acidente de trânsito; 10 de tráfico de entorpecentes; 9 de roubo; 7 de furto; 6 de placas de veículos adulteradas; 4 arrombamentos de estabelecimentos comerciais; 4 identificação de veículo roubado ou furtado; 3 de agressão física; 2 de tentativas de homicídio; e um homicídio. Em Altamira, atualmente, estão sendo monitorados o Centro da cidade, grande Brasília incluindo o bairro do Mutirão, além das entradas e saídas da área urbana do município.

Proporcionalmente, Altamira tem o maior sistema de monitoramento com câmeras no Estado, com 50 unidades para uma população de 108.382 habitantes, segundo dados do IBGE de 2015. De acordo com o Centro Integrado de Operações da PM (Ciop), além da Região Metropolitana de Belém, o vídeo monitoramento ocorre também em municípios do interior do Pará, como Castanhal (15), Capanema (05), Santarém (20) e Salinópolis (09).

Sargento Souza explica que as câmeras e o monitoramento feito pelo Núcleo Integrado de Operações (Niop) da PM em Altamira  são fundamentais. As imagens captadas orientam o policiamento nas ruas. “O monitoramento identifica a ocorrência e informa via rádio onde e quando a situação está acontecendo. Já conseguimos evitar vários crimes com essa nova orientação”, comenta o policial.

Convênio para reforçar a Segurança Pública

O Sistema de Monitoramento com 50 câmeras foi instalado em Altamira pela Norte Energia e faz parte do Termo de Cooperação Técnica e Financeira firmado entre a empresa e o governo do Estado do Pará, por meio da Segup. Com investimentos de R$ 135 milhões e renovado até 2017, pelo convênio foi possível, por exemplo, a compra do mais moderno helicóptero da frota estadual, um modelo EC 145 biturbinado, com capacidade para transportar 11 pessoas. Além de servir aos órgãos de segurança, a aeronave também está sendo usada como apoio para ações de saúde.
Dentro do Acordo, a Norte Energia já entregou a Secional Urbana de Altamira, Unidades Pro Paz em Vitória do Xingu e Brasil Novo, reformou e adequou o 16º Batalhão de Policia Militar e reformou o prédio provisório do Instituto Médico legal de Altamira. Está em conclusão o maior e mais bem equipado Complexo Penitenciário, em Vitória do Xingu.  As ações da Norte Energia para estruturar a segurança pública incluem a locação de veículos zero quilômetro destinados a melhorar a frota dos órgãos de combate e prevenção ao crime em 11 município da região do Xingu.

A empresa também já entregou 34 motocicletas para a Polícia Militar; duas lanchas em alumínio naval de 30 pés para patrulha e dois micro-ônibus, como também investiu na aquisição de armamento, munição e demais equipamentos, como algemas e coletes balísticos.

Por Anderson Araújo/
Assessoria de Comunicação da Norte Energia

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: