Capital paraense deve ganhar nova ‘janela’ para o Rio

image_pdfimage_print

Prefeito visitou área no Telégrafo onde projeto deve acontecer em parceria com empresa

Na manhã desta terça-feira, 24, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, acompanhado dos secretários de Saneamento, Urbanismo, Meio Ambiente e da Superintendência de Mobilidade Urbana, visitou terreno na Av. Arthur Bernardes, onde a empresa Marko Atacadista pretende ampliar sua participação no mercado paraense, com a construção de um supermercado e um restaurante panorâmico com vista para a Baia do Guajará.

De acordo Zenaldo, o licenciamento da obra será concedido pela administração municipal desde que a construtora atenda as exigências legais e destaque parte do terreno de 32 mil m² para a construção de uma área pública em beneficio da população.

De acordo com o prefeito, existe um entendimento prévio com a empresa atacadista para que a PMB construa aproximadamente 225 metros de via às margens da Baia do Guajará com vista litorânea privilegiada.  “A ideia é fazer aqui uma grande janela para o rio, com uma via pública em volta do futuro supermercado e com equipamentos públicos para o lazer, passeio e contemplação do rio”, explicou o Prefeito, destacando a grande importância de áreas públicas para a população de Belém, sobretudo para os moradores dos bairros da Sacramenta, Telégrafo e Barreiro, diretamente beneficiados com o empreendimento.

“Já verificamos o terreno e chegamos à conclusão que será perfeitamente possível construir quadra de vôlei, de futebol de salão, quiosques, ciclovias e espaços que possibilitem exercícios e caminhadas”, detalhou Zenaldo.

O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Cláudio Alves, explica que a legislação estabelece permissão para esse tipo de construção, desde que seja resguardando o corredor ecológico de 30 metros recuados da margem do rio.

“Estamos avaliando primeiramente o projeto do ponto de vista ambiental, para em seguida iniciarmos os outros parâmetros de análise”, explicou Alves, ressaltando que a empresa proponente tem que cumprir algumas exigências legais antes de iniciar as obras do empreendimento comercial.

“A nossa expectativa é apresentar o resultado da análise até o mês de setembro, para em seguida dar inicio ao processo licitatório para a construção da área pública em volta do supermercado. Acreditamos que até o final de 2015 estaremos com este espaço pronto para ser usufruído pela população de Belém”, ressaltou o prefeito.

O projeto da Prefeitura prevê a manutenção dos elementos naturais em torno das construções que serão erguidas. “Será uma belíssima área, inclusive aproveitando a Baia do Guajará como elemento importante. Teremos árvores nativas e um mangal que, obviamente, será totalmente preservado”, observou Zenaldo.

No inicio da próxima semana, representantes das secretarias municipais envolvidas se reunirão com os diretores da empresa atacadista. O objetivo é articular os dois projetos – que serão executados de forma simultânea -, e definir a área do terreno que será destacada para a construção da via e dos espaços de lazer.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: