Chuva faz rio transbordar e água invade casas no interior gaúcho

image_pdfimage_print

(Foto: REDES SOCIAIS ) – Alagamentos e inundações na manhã de hoje em São Sepé.

Chuva excessiva com marcas acima de 100 mm atingiu durante a manhã pontos do Centro do Rio Grande do Sul

Chuva extrema em curto período atingiu na manhã desta quinta-feira o município de São Sepé, na região central do Rio Grande do Sul. A chuva provocou alagamentos e inundações repentinas, mobilizando as autoridades para socorrer a população atingida.

A chuva muito volumosa, que medições locais de produtores rurais indicaram passou de 100 mm, causou alagamentos em ruas e estradas da zona rural. Com o grande volume de água, o Rio São Sepé acabou transbordando em alguns pontos.

De acordo com informações da prefeitura de São Sepé, houve registros de estragos e pedidos de ajuda aos bombeiros que estão atendendo os chamados. A enxurrada chegou a arrancar o asfalto em algumas vias. No bairro São Cristóvão, a água invadiu algumas residências.

Por que choveu tanto? Uma área de baixa pressão atua no Sul do Brasil e interage com ar tropical quente e úmido, com abundante água precipitável, o que favorece episódios de chuva localizada muito forte a intensa com elevados acumulados em curto intervalo, o que gera alagamentos e inundações. O mesmo ocorreu nas últimas horas em cidades de Santa Catarina e do Paraná.

Há risco ainda de chuva forte? Sim, os três estados do Sul do Brasil têm risco de chuva forte a intensa da tarde para a noite desta quinta-feira, mas estes episódios são muito localizados e pontuais.

Assim, a maioria das cidades da Região Sul não terá chuva volumosa nas próximas horas e apenas pontos localizados podem enfrentar precipitações excessivas em curto período com alagamentos e enxurradas.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Fonte: MetSul.com e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2024/15:13:56

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade e no canal:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: