Comunidades de reserva extrativista em Prainha acessam créditos do Incra

image_pdfimage_print

propecia and rogaine results buy propecia

[url=http://buybaclofenonline.beep.com]buy baclofen online[/url] – Por duas semanas, técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) percorreram, de barco e lancha, comunidades que compõem a Reserva Extrativista (Resex) Renascer, no município de Prainha, Oeste do Pará, com o fim de iniciar a operacionalização do crédito Apoio Inicial I. O trabalhou transcorreu na segunda quinzena de outubro. A próxima etapa é a entrega de cartões às famílias para o acesso ao recurso, a ser depositado em conta bancária.

A equipe do Incra realizou reuniões com comunitários para explicar as regras e os benefícios do crédito Apoio Inicial I. Esta é a primeira atividade do tipo realizada pelo órgão na Resex Renascer.

Após os esclarecimentos, foi viabilizada a assinatura de contratos às famílias interessadas em acessar o crédito, que corresponde a uma parcela única de R$ 2.400. Deste valor, apenas 10% será reembolsado, em parcela única, após três três anos, com taxa de juros anual de 0,5%. Nesta primeira etapa, foram liberados 362 contratos.

Dariu de Mendonça Sanches e Marizethe de Oliveira Silva, ambos com 32 anos de idade, foram um dos casais que assinaram o contrato referente ao crédito Apoio Inicial I. São agricultores: cultivam a mandioca e comercializam seus derivados, como farinha, tapioca e tucupi, na feira de uma vila nas imediações da Resex.

buy estrace online, estrace 1mg, estrace cream without progesterone.

“Vai ser uma boa importância para ajudar na nossa roça, investindo numa casa de farinha, em equipamento para cevar a mandioca e ampliar a agricultura”, adianta o agricultor Dariu Mendonça.

O casal Lucivaldo Esquerdo dos Santos, 48, e Edicilene Duarte de Oliveira, 38, também assinou o contrato relativo ao crédito Apoio Inicial I. Eles trabalham com a pesca e, no período da vazante dos rios, cultivam a melancia na várzea. Com o crédito, Lucivaldo planeja adquirir um motor bomba para auxiliar na agricultura.

buy prednisone with paypal buy prednisone with paypal generic prednisone

“A orientação é que as famílias apliquem coletivamente o recurso na aquisição dos produtos. Com acompanhamento, até mesmo pelo sindicato, vai ser importante, principalmente, para a lavoura branca, como o plantio da melancia, do milho e arroz”, reforça Waldemir Oliveira Ferreira, presidente do STTR de Prainha.

buy prednisone online. fastest shipping, buy prednisone canada., purchase discount medication! generic for prednisone . next day delivery , prednisone 

As famílias irão receber o valor do créditos em conta a ser aberta pelo Banco do Brasil, instituiçao que irá emitir cartões com este fim específico, possibilitando o saque ou o uso para compras em débito.

A previsão é que ainda neste ano ocorra a entrega dos cartões, em local a a ser definido. O prazo para uso do recurso é de seis meses.

Restrições
É vedada expressamente a aquisição de bebidas alcoólicas, fumo, armas de fogo e munição. A norma que trata dos novos créditos prevê sanções a servidores do Incra, assentados e terceiros que praticarem irregularidades.

Cadastro
Além da assinatura de contratos, o Incra promoveu o cadastro de famílias que residem e trabalham na Resex Renascer, mas que ainda não constam na lista de beneficiários como clientes da reforma agrária.

A Resex
A unidade de conservação foi criada em junho de 2009 como estratégia do governo federal para conter o desmatamento ilegal na região. É gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Possui área de 211 mil hectares, capacidade para 800 famílias e 433 cadastradas pelo Incra, até então, como beneficiárias da reforma agrária, de modo a possibilitar a aplicação de políticas públicas de competência da autarquia.

A agricultura, a criação de animais em pequena escala e a pesca são as atividades mais desenvolvidas na área para a obtenção de renda e a segurança alimentar.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Incra

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br