Conta de luz fica mais cara a partir desta terça-feira (1º); entenda
(Foto:Reprodução) – A partir desta terça-feira (1º), os brasileiros receberão a conta de luz mais cara. Isto porque entrou em vigor a bandeira tarifária patamar 2 – a mais cara no sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Neste nível, os consumidores irão pagar R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo a Aneel, o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 neste mês é devido as previsões de baixa nos reservatórios das hidrelétricas e alta no preço do mercado de energia elétrica em outubro.
Em setembro, pela primeira vez em 3 anos, a bandeira vermelha patamar 2 foi acionada por conta da baixa no reservatório das hidrelétricas do país com as chuvas no país abaixo da média.
Como funciona o sistema tarifário
As bandeiras tarifárias, cobradas mensalmente na conta de luz dos consumidores dos brasileiros, servem para sinalizar a necessidade de economizar a energia para pagar menos, segundo a Aneel.
Elas são acionadas quando outras fontes de energia não são capazes de atender o consumo de energia elétrica da população no país.
Confira abaixo o que significa a cor de cada bandeira em sua conta de luz.
*Bandeira Verde: boas condições de geração
*Bandeira Amarela: sinal de alerta
*Bandeira Vermelha: condições ruins de geração de energia, custo alto
A Aneel compara o sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, com a variação no preço dos produtos consumidos.
Quando um alimento está mais acessível, ou seja, mais barato, a população compra bastante dele. Porém, se ele fica mais caro, escolhem comprar menos e economizar.
Muitas vezes, é possível substituir o alimento que se tornou inacessível por outro. Porém, o mesmo não é viável com a energia elétrica.
Por isto, as bandeiras tarifárias servem justamente para informar o valor da geração de energia do mês e sinalizar ao consumidor a necessidade de economia.
Quanto será pago a mais na conta de luz
Nas contas de energia recebidas a partir desta terça, os brasileiros pagarão o custo adicional de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, devido à bandeira vermelha patamar 2.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais.
Fonte: e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 01/10/2024/05:54:13
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com