Crimes contra menores geram 15 mil denúncias no Pará

image_pdfimage_print

Disque 100 registra média de 300 casos por mês denunciados a partir do Estado

O principal canal do governo federal de denúncias de violações de direitos humanos, o Disque 100, já recebeu no primeiro trimestre deste ano 589 ligações do Estado do Pará com denúncuias de espancamentos, abuso e exploração sexual, pornografia, castigos cruéis, abandono, terror psicológico ou negligência contra crianças e adolescentes. Os números representam um aumento de 7,88% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado na semana passada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Ainda segundo o levantamento, de 2011 até o mês de março deste ano, o Pará já contabiliza 15.040 ligações com esses tipos de denúncias, o que representa uma impressionante marca de quase 300 denúncias por mês.

Segundo Irina Bacci, coordenadora geral da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o incremento não significa, necessariamente, aumento dos casos de violência no Estado, mas indica que as violações de direitos humanos “não ficam mais invisíveis”. De acordo com ela, o crescimento do número de ligações comprova que o Pará se importa e que qualquer pessoa que sofra uma situação desse tipo sabe que não é justo e pode denunciar. “O Pará tem se destacado na divulgação das violações de direitos humanos, mas não tem como mensurar se houve aumento da violência no Estado. No entanto, a gente tem, com certeza, a possibilidade de afirmar que está havendo um número bem maior de registros de denúncias, o que significa que a população, além de conhecer mais o Disque 100, tem encontrado nesse serviço um acolhimento dessas denúncias para solução desses problemas. Então, também podemos afirmar que tem criado no Pará um vínculo de confiança entre o serviço e o demandante e isso tem ajudado, com certeza, a aumentar o número de ligações”, explica.
No geral, as violações de direitos humanos de crianças e adolescentes respondem por 71% de todas as 822 denúncias do Pará que chegaram ao Disque 100 no primeiro trimestre deste ano. Na comparação com os registros desde 2011, essa proporção chega a 82% do total de 18.905. “Essa alta incidência de denúncias de violações contra crianças tem vários fatores. Primeiro é que o ‘Disque Direitos Humanos’ já existia desde 1997, ainda como um 0800, que era um serviço que acolhia, especificamente, denúncias de abuso e exploração sexual. Então, já há para esse segmento um conhecimento bastante grande e profundo do disque denúncia, chamado agora de ‘Disque 100’. Desde 2010 esse serviço passou a acolher denúncias de outros segmentos vulneráveis da população. Mas, obviamente, não dá para deixar de afirmar que crianças e adolescentes são um segmento muito vulnerável da população, visto que, muitas das vezes, o âmbito da violência é doméstico, familiar”, esclarece Irina.

OUTRAS

Ainda pelo levantamento, o Disque 100 contabilizou este ano 150 denúncias do Pará de violações de direitos humanos de pessoas idosas – aumento de 27,12% em relação ao primeiro trimestre de 2014. Somadas todas as ligações deste tipo de violação, já foram registradas 2.663 denúncias por crimes contra idosos. Na sequência surgem as denúncias por violências a pessoas com deficiência (43 em 2015 e 747 desde 2011); ao grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros – LGBT (10 e 205); a pessoas em situação de rua (quatro e 47); e a pessoas em restrição de liberdade (26 e 203).

A Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos destaca que as denúncias são importantes porque as vítimas precisam de atendimento e porque elas contribuem para que os agressores não fiquem impunes. Outra garantia é de que nenhuma denúncia fica “esquecida no sistema” e todas são encaminhadas a autoridades locais da rede de assistência.

Por: O Liberal/
Foto: CNJ

prednisone 20mg tablets generic name for prednisone buy prednisone uk prednisone online cheapest prices pharmacy. buy zoloft online australia . official drugstore, is generic zoloft now available. buy prednisone no prescription online order prednisone 20 mg
zyban uk online buy bupropion without prescription

zithromax liquid price purchase zithromax Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

principio attivo vendita italia dapoxetine pharma bd buy online the best cheap effets secondaires. generico di buy dapoxetine in australia prix de priligy buy 

%d blogueiros gostam disto: