Dia Internacional dos Migrantes: MPF recomenda que governo do Pará regulamente Conselho Estadual para migrantes
A Lei Estadual nº 9.662/2022, que instituiu a política estadual, e a Lei nº 10.693/2024, que a alterou, preveem a criação do Conselho Estadual, órgão colegiado com caráter consultivo, deliberativo e propositivo, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça (Seju). No entanto, o funcionamento do conselho está condicionado à edição de um ato administrativo regulamentar, que ainda não foi publicado.
Segundo o MPF, a ausência de regulamentação impede a participação social na tomada de decisões sobre as políticas públicas dirigidas a essa população, o que contraria os princípios da Lei de Migrações (Lei nº 13.445/2017) e da Constituição Federal. A recomendação destaca a importância de o Conselho Estadual ter uma composição paritária, com a participação de migrantes, solicitantes de refúgio, refugiados e apátridas, através de instâncias representativas.
Além do procurador regional dos Direitos do Cidadão Sadi Machado, o procurador-chefe do MPF no Pará, Felipe de Moura Palha, assina a recomendação.
Ausência do debate – A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão realizou uma audiência pública no último dia 6 para debater o tema, na qual foi constatada a ausência de representantes do governo do Estado do Pará.
Durante a audiência, foi apresentada uma minuta de regulamentação do Conselho, elaborada por diversas instituições representativas da população migrante, em interlocução com a Seju. O MPF recomenda que o governo do Pará considere essa minuta na regulamentação do Conselho.
O MPF requisitou que o governo do estado informe, em 15 dias, se acatará a recomendação e, em 60 dias, apresente as providências tomadas para o cumprimento.
O órgão alerta que a recomendação, embora não tenha caráter obrigatório, serve como um instrumento para evitar ações judiciais e demonstra a necessidade de tomada de providências por parte do governo estadual.
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com