Estudante afirma ter sido infectada com HPV na academia
A estudante de medicina mostrou uma ferida que poderia ser um sintoma de infecção por HPV. | (Reprodução/Redes Sociais)
Uma estudante de medicina relata ter sido infectada por HPV em uma academia. Entenda um pouco mais sobre a doença e como buscar tratamento adequado pode ser eficiente.
Uma estudante de medicina, de 24 anos, identificada como Victoria Pinese Sartorelli, revelou nas redes sociais que teria sido infectada pelo papilomavírus humano (HPV) depois de ter utilizado um aparelho de musculação em uma academia.
A jovem explicou que percebeu anormalidades no próprio corpo depois de notar o aparecimento de uma verruga na mão. Victoria afirmou que, em junho do ano passado, notou que a parte de sua mão estava áspera. O tempo passou e, no local, uma verruga nasceu.
A professora de dermatologia que a acompanhava levantou a hipótese de que a lesão pudesse ter sido provocada pelo HPV. Segundo a estudante, a infecção teria acontecido na academia, ambiente onde tinha maior contato com superfícies tocadas por diversas pessoas.
O relato gerou grande repercussão online, levantando dúvidas entre internautas sobre as formas de transmissão do vírus. Veja abaixo:
Sobre o HPV
O HPV é amplamente conhecido como uma doença sexualmente transmissível, mas o caso de Victoria ressalta que existem outros meios de transmissão. Segundo especialistas, existem mais de 150 subtipos do vírus, que podem causar diferentes problemas de saúde.
O HPV que infectou Victoria e provocou a verruga em sua mão é diferente do subtipo associado ao desenvolvimento de câncer do colo do útero. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, cerca de 40 subtipos de HPV estão relacionados ao surgimento de verrugas anogenitais. Destes, 12 possuem potencial para evoluir para câncer em áreas como colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.
Tratamento
Victoria compartilhou também como tratou a lesão. Segundo ela, o uso de ácido salicílico três vezes ao dia foi eficaz para eliminar a verruga. Contudo, existem outras opções de tratamento, como pomadas específicas, medicamentos e procedimentos médicos, como a eletrocauterização.
Especialistas alertam que o tratamento adequado deve ser indicado por um médico, considerando as particularidades de cada caso.
Fonte: Laura Vasconcelos – O globo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/01/2025/14:20:40
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com