Ex-diretor da PRF e paraense que planejou atentado serão os primeiros ouvidos pela CPMI

image_pdfimage_print

Silvinei Vasques e George Washington devem prestar esclarecimentos à CPMI na próxima semana (Foto:Divulgação – PRF e Polícia Civil do Distrito Federal).

George Washington de Oliveira Sousa foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão por tentar explodir uma bomba no Aeroporto de Brasília

Já foram definidas as datas dos primeiros depoimentos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro desse ano.

Além dos ataques às sedes dos três poderes – Congresso, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto – o plano de trabalho da Comissão prevê apuração de episódios anteriores.

De acordo com a relatora do colegiado, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o primeiro convocado será o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, que deve prestar esclarecimentos na próxima terça (20).

Ele é investigado em razão da operação da PRF nas estradas no dia 30 de outubro, durante o segundo turno das eleições, que teria por objetivo prejudicar a chegada de eleitores do presidente Luiz Inácio Lula Silva às suas sessões.

Na sessão seguinte, marcada para o dia 22 de junho – quinta-feira da semana que vem -, será a vez do empresário paraense George Washington de Oliveira Sousa, que planjeou um atentado a bomba no Aeroporto de Brasília, em dezembro do ano passado. Por esse crime, ele foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão. No mesmo dia, os parlamentares devem ouvir ainda o perito Valdir Pires Dantas Filho, da Polícia Civil do Distrito Federal, que atuou na investigação da tentativa de atentado.

Os três primeiros a serem ouvidos foram convocados como testemunhas, por isso, são obrigados a comparecer à comissão. Em caso de ausência, podem ser alvo de condução coercitiva. Apenas investigados têm o direito de não participar.
Veja alguns dos depoimentos aprovados para a CPMI:

Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça;
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro;
Braga Netto, ex-ministro da Defesa e ex-candidato a vice-presidente;
Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do GSI;
Elcio Franco, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde;
Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da Polícia Militar do DF;
Jorge Naime, ex-comandante de Operações Polícia Militar do DF;
Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
Robson Cândido, delegado-geral da Polícia Civil do DF;
George Washington de Oliveira Sousa, Alan Diego dos Santos e Wellington Macedo de Souza, suspeitos de tentarem explodir um caminhão-tanque no Aeroporto de Brasília.

Fonte:O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/06/2023/14:40:45

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: