Família de mãe de gêmeos ganha na justiça indenização por erro médico em Santarém
Alice França faleceu em maio de 2017 — Foto: Reprodução/Facebook/Alice França
Alice França morreu em 2017, após complicações no parto. Os gêmeos, filhos de Alice, atualmente têm 7 anos e vivem em Belém com o pai e familiares.
A Justiça de Santarém, no oeste do Pará, deu ganho de causa à família da mãe de gêmeos Alice França, que morreu em 2017 após complicações no parto, condenando o hospital e a médica que operou a paciente, a pagar uma indenização de R$ 100 mil. Segundo a decisão, obtida pelo g1 na terça (17), o Tribunal de Justiça do Estado considerou o caso como “erro médico”. Da decisão, ainda cabe recurso.
De acordo com a decisão, na ação movida pelo viúvo de Alice, houve pedido de indenização por danos morais, com a alegação de que ocorreram falhas no serviço de atendimento médico realizado pelo hospital e médica.
Os fatos, segundo a decisão, se configuraram como imprudência e negligência médica e sobre o hospital, segundo relatório da sentença, constatou-se que a unidade hospitalar não tinha UTI, o que configura falha grave na prestação do serviço.
“A ausência de infraestrutura adequada comprometeu o atendimento emergencial necessário, violando o dever de segurança previsto no art. 14 do CDC”, diz a decisão.
Ainda de acordo com a decisão, a médica negou a ocorrência de erro médico e sustentou que as medidas adotadas durante o parto estavam em conformidade com os protocolos técnicos. A defesa da médica alegou ainda que a paciente já apresentava condições adversas que não poderiam ser superadas pela equipe médica.
O hospital, por sua vez, defendeu-se apontando que os serviços foram prestados por profissionais habilitados, não sendo responsável por eventuais falhas individuais. A unidade hospitalar também negou a existência de defeitos estruturais e de nexo causal entre os fatos narrados e o resultado.
Relembre
O caso Alice França teve muita repercussão em Santarém e todo o estado do Pará quando a grávida de gêmeos passou por complicações no parto e ficou em coma. Familiares mobilizaram uma das maiores campanhas de doação de sangue já vistas na região oeste do Pará.
Em dois dias, cerca de 190 pessoas procuraram o hemocentro de Santarém para doar sangue para Alice França. Apesar de todo esforço e mobilização dos internautas, Alice França acabou falecendo no dia 21 de maio de 2017.
Os filhos de Alice França, Esus e Ester, atualmente têm 7 anos e vivem em Belém com o pai Rogério Cruz, também servidor público da Ufopa.
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com