Fogos de incêndio aumentam no mês de agosto em meio onda de ar quente na região de Novo Progresso

image_pdfimage_print

Foco de incêndio na região capturado dia 19 de agosto de 2023, na Flona Jamanxim em Novo Progresso-PA – (Foto: Jornal Fola do Progresso)

Não diferente de outras regiões Brasileira, a Amazônia enfrenta passagem de onda de ar quente no mês de agosto.

Os meses entre agosto e outubro são os mais críticos. Neste período da estação seca na região, o fogo cumpre com mais uma etapa no ciclo de desmatamento; consome a floresta derrubada para receber a semente de capim.

Onda de calor que levou os termômetros a alcançarem níveis recordes continua sobre a região de Novo Progresso, no sudoeste do estado do Pará.

Leia também:Quatro anos após o Dia do Fogo, Novo Progresso amanhece com céu aberto e sol brilha forte

Deste último dia 10, após completar quatro anos do dia do fogo, o céu de Novo Progresso estava livre de fumaça e poucos focos de incêndio foi registrado. Após esta marca os focos de incêndio começaram aparecer em dias alternados em número bem menores que anos anteriores, sendo possível observar a distância a imagem da fumaça empurrada pelo fogo aos céus da Amazônia.

A onda de calor que levou os termômetros a alcançarem níveis recordes sobre o Brasil, em especial na região amazônica e o maior que dos anos anteriores.

A onda de calor é uma massa de ar quente e seco típica desta época do ano. No entanto, os especialistas explicam que o calor extremo observado nos últimos dias não é comum e que as temperaturas aumentaram devido ao El Niño e ao aquecimento global. “O El Niño é uma das explicações para os dias mais quentes. Esse fenômeno aquece as águas do Oceano Pacífico, impedindo a chegada de frentes frias e, com isso, fazendo com que o inverno tenha temperaturas mais altas”.

O que os especialistas explicam é que em um ano de El Niño, somado às altas temperaturas causadas pelo aquecimento global, fenômenos comuns, como a onda de calor, resultam em temperaturas muito mais elevadas do que o normal.

O movimento em si, da onda de calor, não é atípico, mas se sobrepõe a uma condição de um planeta já mais quente.

Fonte e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 25/08/2023/15:27:56

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: