“Aumenta o desmatamento e IBAMA intensifica operações na região”

image_pdfimage_print

(Coletiva imprensa Novo Progresso – Foto Divulgação IBAMA) – O aumento no desmatamento ilegal foi focado pelos representantes do IBAMA em Novo Progresso – Cinco mil hectares foram detectados em único desmatamento dentro da “FLONA JAMANXIM”, dados mostram que mais de 15 mil hectares foi devastado somente neste ano.

"Maria Luiza Gonçalves de Souza" (MALÚ)
“Maria Luiza Gonçalves de Souza” (MALÚ)

Em coletiva a imprensa nesta quinta-feira (22),  a chefe da Operação “Maria Luiza Gonçalves de Souza” (MALÚ) e o chefe da fiscalização Renê Luiz de Oliveira, divulgaram a imprensa de Novo progresso que operação que vem sendo realizada não tem haver com MP 756, segundo a chefe da operação vem ao encontro com o aumento de crimes ambientais na região- único objetivo da  operação.

Não foi divulgado números de equipamentos apreendidos e máquinas destruídas, mas deixou claro que a lei protege as ações para destruir bem aprendido flagrado usado para cometer crime ambiental.

O chefe da fiscalização Renê Luiz de Oliveira, disse que simplesmente estão fiscalizado as infrações – quem confecciona as leis para os garimpeiros , madeireiros e uso da floresta são o legislativo e o executivo , a missão deles é fiscalizar e punir os infratores.

Malu disse que em decorrência ao aumento do desmatamento na região um contingente maior de fiscais é necessário para combater os infratores na região; “se diminuir desmatamento, diminuiu o contingente se aumentar  aumenta o contingente”, informou.

Explicou também que  o Município de Novo Progresso e a rodovia BR-163  é onde ocorre o maior índice de desmatamento no País, que tão logo identificou a tendência de aumento do desmatamento, por meio das imagens de satélite, o Ibama intensificou significativamente a presença na região.  O foco da fiscalização é para as áreas em que os satélites detectam o aumento do desmatamento ilegal. Caso necessário haverá reforço também de veículos, helicópteros e aviões de monitoramento do Ibama e do Instituto Chico Mendes.

Resumo

O Ibama sufocará o desmatamento ilegal com o embargo de todas as áreas desmatadas e as exporá na lista de áreas embargadas, o que impedirá a comercialização de gado ou grãos produzidos sobre as áreas desmatadas sem autorização. Aquele que comprar produtos oriundos dessas áreas também será responsabilizado pelo crime ambiental. “Não adianta desmatar, o satélite detectará o ilícito e toda EXPLORAÇÃO ILEGAL (GARIMPO , SOJA, BOI, etc…) serão fatalmente apreendidos”, deixou explicado a chefe da operação do Ibama, Maria Luiza Gonçalves de Souza (MALÚ).

Favorecimento a Imprensa

Maria Luiza  chefe da operação deixou claro que  tem que repassar informações sobre a operação aos subordinados, que a Presença da Imprensa na companhia da operação vem de uma agenda direto do MMA- (Ministério do Meio Ambiente ) em Brasília, que não favorecem este ou aquele nos repasses das informações e dados de sua operação.

(Da Redação Jornal Folha do Progresso com informações de Jailson Rosa)

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: