Governo federal apreende produtos suspeitos de serem “café fake” com cascas e grãos com defeitos

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | A apreensão foi realizada em três estados: São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A ação, conduzida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ocorreu após denúncias de fraude. Além dos produtos finais, a matéria-prima utilizada na fabricação também foi apreendida. A polpa do café, informada como ingrediente nas embalagens, não foi encontrada durante a fiscalização.

O governo federal apreendeu produtos suspeitos de serem “café fake”, apelidados de “cafake”, em três estabelecimentos localizados nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A ação, realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ocorreu após denúncias de fraude. Além dos produtos finais, a matéria-prima utilizada na fabricação também foi apreendida. As marcas envolvidas não foram divulgadas.

De acordo com o Mapa, os produtos apreendidos, chamados de “pó sabor café”, estão sob análise para verificar se se enquadram na legislação, como “preparados sólidos” ou “misturas para preparo de alimentos”. No entanto, os fiscais encontraram irregularidades nas matérias-primas, como cascas, grãos defeituosos (quebrados, pretos e ardidos) e aromatizantes. A polpa do café, informada como ingrediente nas embalagens, não foi encontrada durante a apreensão.

As empresas alegaram que as embalagens informam tratar-se de “pó sabor café” e que, portanto, não estariam enganando o consumidor. Elas também afirmaram ter autorização da vigilância sanitária. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Hugo Caruso, destacou que só após a conclusão das análises será possível confirmar se os produtos configuram fraude.

A coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal do Mapa, Ludmilla Verona, reforçou as informações sobre as apreensões durante um evento sobre o combate à fraude de café realizado nesta quarta-feira (19). Para ser considerado café, a bebida deve ser feita exclusivamente do fruto, sem adição de outros ingredientes.

Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/02/2025/10:06:32

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: