Grupos indígenas da Amazônia criam fundo internacional para combater coronavírus

image_pdfimage_print

O fracasso dos governos em considerar as necessidades dos índios em seus planos para conter a pandemia tornou imperativo encontrar uma alternativa para a subsistência das comunidades (Foto:Adriano Machado / Reuters)

Grupos indígenas de nove países da bacia amazônica pediram nesta quarta-feira doações para ajudar a proteger 3 milhões de habitantes da floresta tropical que são vulneráveis ao novo coronavírus porque não têm acesso adequado aos cuidados de saúde.

Segundo os grupos, o fracasso dos governos em considerar as necessidades dos povos indígenas em seus planos para conter a pandemia tornou imperativo encontrar outro financiamento para comprar alimentos, remédios e equipamentos básicos de proteção, como máscaras.

O Fundo de Emergência da Amazônia pretende arrecadar 3 milhões de dólares nas próximas duas semanas e 5 milhões de dólares em 60 dias, disseram seus organizadores na Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica) em uma teleconferência.

“Não podemos esperar mais por nossos governos … Estamos em perigo de extinção”, disse José Gregorio Díaz Mirabal, coordenador-geral da Coica e membro da comunidade Wakuenai Curripaco na Venezuela.

O coronavírus já infectou 180 das 600 comunidades indígenas da bacia amazônica e matou 33 de seus membros em um único mês, segundo ele.

O fundo será administrado pela Rainforest Foundation US, uma ONG que trabalha para proteger florestas na América Central e do Sul. A organização transferirá recursos diretamente para as contas dos beneficiários.

A diretora-executiva da fundação, Suzanne Pelletier, disse que as comunidades indígenas são as guardiãs da floresta, cuja sobrevivência é fundamental para manter a vida na Terra.

“Essa pandemia não é apenas uma emergência humanitária, é também uma emergência ambiental”, disse ela. “Os povos indígenas da Amazônia são a última linha de defesa contra a destruição das florestas e nossa maior esperança de mitigar as mudanças climáticas.”

Por:Reuters

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

%d blogueiros gostam disto: