Hospital de Castelo de Sonhos adota “adorno zero” para diminuir infecções

image_pdfimage_print

Acessórios são meios de transmissão de micro-organismos causadores de infecção  (Foto: Divulgação/Ascom)
Pulseiras, anéis, alianças, relógios de pulso, brincos, crachás pendurados com cordão. Para enfatizar a importância da ausência desses acessórios dentro de uma unidade hospital, neste mês, o Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos, distante 1,1 mil quilômetros de distância da sede do município, Altamira, na região de integração do Xingu, promoveu a campanha “Adorno Zero”.

O objetivo da ação foi a aplicação da Norma Regulamentadora nº 32 (NR-32), a qual proíbe piercings expostos, correntes, colares, presilhas, broches e outros adornos para os profissionais de saúde e de todos que transitam no hospital. A ação buscou, também, sensibilizar e comprometer toda equipe sobre como o uso de adornos pode ser perigoso no cotidiano.

Diego Carlis dos Santos, diretor-geral do Hospital de Castelo dos Sonhos, explica que a iniciativa visa orientar os profissionais para o não uso de adornos na unidade, fortalecendo, ainda mais, a segurança e proteção dos trabalhadores que atuam na unidade, além da diminuição dos riscos de infecções no hospital. Essas infecções podem atingir o paciente, o próprio funcionário como também os seus familiares em casa”, disse o gestor.

Prevenção – A ação conduzida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) também se propõe em reduzir esses riscos provocando uma mudança no comportamento como medida de segurança, vedando o uso de adornos devido à possibilidade de aderência de micro-organismos nas superfícies desses objetos.

Foto: Divulgação“O nosso principal objetivo enquanto SCIH é conscientizar a equipe quanto à importância de não utilizar adornos, uma vez que estes são mecanismos de transporte de micro-organismos, podendo assim, ser prejudiciais tanto à saúde do colaborador quanto do próprio usuário. Importante frisar que esse uso também pode contribuir para acidentes, logo, sendo importante a não adesão destes em unidade hospitalar, visando sempre o paciente como nosso foco principal quando se trata da dispensação de cuidados prestados de qualidade”, disse Fabiana Santarém Duarte, responsável técnica pelo setor.

Ainda é realizado monitoramento através de indicador, o qual é exposto mensalmente nas áreas no intuito de engajar as equipes dos demais setores a fazerem a adesão também.

Ação – Também foi realizada a entrega de lembrança e placa de agradecimento aos colaboradores que aderiram à ação, como, enfermeiros, maqueiros e fisioterapeutas.

Serviço: O Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos é uma unidade pública administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade possui atendimento de Emergência e Ambulatorial e ocorre de forma referenciada, encaminhada ao Hospital por meio da Regulação Estadual, SAMU, Corpo de Bombeiro e Polícia Rodoviária e Militar.

Por:Jornal Folha do Progresso em 09/03/2023/10:50:17  Texto: Ascom Hospital de Castelo de Sonhos

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: