Ibama destrói escavadeiras em 2ª fase de operação contra garimpo ilegal em Terra Indígena Sararé no MT

image_pdfimage_print

Escavadeira é destruída em operação na Terra Indígena Sararé no MT (Foto:REprodução G1MT)

A ação já dura três dias. A investigação apontou que, após a destruição do garimpo na Terra Indígena Yanomami, os garimpeiros, principalmente do Pará, vieram até o estado.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruiu ao menos 19 escavadeiras hidráulicas usadas em um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá.

Essa é a segunda fase da operação deflagrada pelo Ibama e a ação já dura três dias. A Fundação Nacional do Índio (Funai), a Rotam e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) também participam da ação.

A investigação apontou que, após a destruição do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, os garimpeiros, principalmente do Pará, vieram até o estado.
Clique assista vídeo:Ibama destrói maquinários usados em garimpo ilegal dentro de Terra Indígena no MT

O Ibama chegou de helicóptero no meio da área escavada e, além das escavadeiras, destruiu um trator, quadricilclo, 25 motores estacionários, que seria um equipamento essencial para atividade de degradação do solo e filtragem para extrair ouro.

A Terra Indígena Sararé sofre pressão do garimpo ilegal há pelo menos 3 anos.

Em pouco mais de um mês foram três operações no local, sendo uma feita pela Polícia Federal com apoio do Exército e duas do Ibama.

Segundo o Ibama, pelo número de indicadores de alertas de desmatamento, a Terra Indígena Sararé é a mais desmatada nesse ano. Ao todo, foram 540 hectares de floresta desmatada na TI por conta do garimpo ilegal.

Fonte: G1/MT- Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 15/07/2023/05:25:27

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: