Justiça suspende CPI da Câmara de Itaituba que investigava processos seletivos da Prefeitura
Foto: Reprodução | Decisão acata pedido do prefeito Nicodemos Aguiar e aponta falta de fatos determinados na criação da comissão.
A 1ª Vara Cível e Empresarial de Itaituba concedeu, nesta terça-feira (1º), uma liminar suspendendo os efeitos da Resolução nº 011/2025 da Câmara Municipal, que criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades nos Processos Seletivos Simplificados (PSS) realizados pelo Executivo municipal.
A decisão atende a um mandado de segurança impetrado pelo prefeito Nicodemos Alves de Aguiar contra o presidente da Câmara, Washington Ricarlos Pereira Marques. O argumento central da ação é que a CPI foi instaurada sem indicar fatos específicos, baseando-se apenas na investigação de “possíveis irregularidades”, o que violaria o artigo 58, § 3º da Constituição Federal e o regimento interno da Câmara.
Outro ponto questionado foi a composição da comissão, formada apenas por membros de três partidos (Republicanos, Avante e PL), excluindo legendas como MDB, PSB e União Brasil. Segundo a ação, essa exclusão compromete a proporcionalidade partidária, princípio previsto tanto na Constituição quanto no regimento da Casa Legislativa.
Ao conceder a liminar, o juiz Wallace Carneiro de Sousa considerou plausíveis os argumentos apresentados e destacou o risco de prejuízos políticos e administrativos ao chefe do Executivo. Para o magistrado, permitir o andamento de uma CPI com vícios formais poderia gerar efeitos irreversíveis, mesmo que, ao final, a investigação fosse anulada.
Com a decisão, os trabalhos da CPI estão suspensos até o julgamento definitivo do mandado de segurança. A Câmara tem um prazo de dez dias para prestar esclarecimentos, e o Ministério Público será ouvido na sequência.
Fonte: Portal Giro e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 01/04/2025/13:41:30
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com